fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Manobra de Heimlich: como desengasgar uma criança

Apesar do momento crítico, a calma é essencial para utilizar o Método de Heimlich com sucesso

Já ouviu falar na Manobra de Heimlich? Pois é, quando você menos esperar pode ter que usá-la para salvar uma vida. De acordo com dados da Criança Segura Brasil, em 2017 ocorreram 777 óbitos de crianças entre 0 e 14 anos por decorrência da asfixia, o que causa um alerta quanto à prevenção e modos de agir diante de um acidente por engasgamento.

A asfixia é a interrupção dos movimentos respiratórios causada pela insuficiência de oxigênio no organismo por alimentos ou objetos estranhos. Por isso, o engasgo é considerado um caso de emergência e necessita de uma ação rápida para a pessoa não entrar em óbito.

Mas como identificar um engasgo?

Entre os sinais de que a criança está engasgada estão a palidez, dilatação dos olhos, uma respiração com ruídos, lábios arroxeados e tosse. As principais causas de asfixia em crianças são decorrentes de aspiração acidental de objetos pequenos e engasgo por leite ou vômito, as quais muitas das vezes as pessoas demoram para perceber que a criança está sem respirar.

O que devo fazer?

No caso de engasgo com objetos ou alimentos, o mais indicado é realizar a Manobra de Heimlich, um método muito utilizado em bebês e crianças. Esse procedimento leva a criança a ter uma tosse artificial, a qual expele o objeto ou o sólido, desobstruindo a traquéia. Porém, não é fácil de realizar a técnica, principalmente em crianças. Por isso, vamos explicar cada detalhe a seguir.

Como realizar a Manobra de Heimlich em um bebê?

Para uma manobra de sucesso, o primeiro passo é ter calma, e em seguida, seguir as seguintes instruções:

– Deite a criança sobre seu braço, de bruços;

– Certifique-se de que a cabeça esteja um pouco mais baixa que o tronco;

– Verifique se há algum objeto na boca que possa ser retirado com as mãos;

– Se não conseguir tirar o objeto ou o sólido, incline-a de costas, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas e dê cinco palmadas com a base da mão no meio das costas;

– Se o engasgo permanecer, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos sobre o tórax, na região entre os mamilos;

– Caso ainda não seja possível visualizar e retirar o objeto, as compressões devem continuar até a chegada do serviço de emergência, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU (192) ou o Corpo de Bombeiros (193). Durante a chegada do atendimento, continue com a realização do procedimento com calma.

O Corpo de Bombeiros orienta que caso uma pessoa leiga encontre um caso de asfixia, ligue para o 193 (Bombeiros) e siga as instruções que serão dadas via telefone até a chegada de atendimento profissional.

Assista a seguir, um vídeo explicativo elaborado pelo Ministério da Saúde com aula de pré-atendimento da Enfermeira Mônica Libardi, que demonstra passo a passo de como realizar a Manobra de Heimlich em bebês:

 

 

Em uma criança maior o procedimento é diferente, segundo Libardi, veja:

 

 

Defesa Civil do Paraná

 

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Paraná realizaram um Manual de Procedimento de Primeiros Socorros explicativo para uso da sociedade, principalmente de colaboradores escolares. No documento, há informações para iniciar o pré-atendimento em vítimas de acidentes, sendo uma delas a sufocação. A seguir, disponibilizamos o material para download para que você tenha em seu mobile, computador ou impresso em caso de necessidade. As informações sobre obstruções das vias áreas estão descritas na página 15 desse PDF.

 

(http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/marco2015/cursobrigada/modulo5_socorrosdeurgencia.pdf)