fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Mau hálito: conheça as causas e como curá-lo

Algumas pessoas podem achar que a halitose é uma doença, mas na verdade é apenas uma alteração no hálito causada por alguns fatores que são controláveis.

Isso ocorre porque um problema localizado na boca é a causa da alteração no hálito da grande maioria dos acometidos por essa condição.

Há diversas maneiras simples de prevenção da halitose, mas pode ser que você precise fazer uma visita ao seu dentista de confiança para que ele identifique a melhor forma para eliminar o mau hálito de uma vez por todas. 

Ficou curioso para saber como evitar ou então curar a halitose? Continue lendo o conteúdo!

Entenda como a halitose pode aparecer

Existem muitas causas descobertas por profissionais e pesquisadores que podem provocar o mau hálito, sendo a mais conhecida a higiene bucal inadequada.

Além disso, quem não tem o costume de escovar os dentes após todas as refeições, permite que resquícios de alimentos fiquem acumulados entre os dentes, língua e gengiva.

Com isso, as bactérias já existentes na boca começam a se alimentar desses resíduos, liberando um ácido que provoca cárie e um forte odor.

A má higiene bucal também pode desenvolver a saburra lingual, uma camada branco-amarelada de resíduos que se acumulam no fundo da língua. As bactérias presentes nesse local liberam enxofre ao se aproveitarem desses resíduos.

Outro problema da higiene inadequada é a formação da placa bacteriana, e consequentemente, da periodontite. 

Nos dois casos, se não é tratado, também causa um mau odor na boca. Por isso, é necessária a avaliação de um dentista (disponível no convênio odontológico, por exemplo).

Outras causas

A boca seca, o fumo, dormir com a boca aberta ou o consumo de alguns remédios podem desenvolver a halitose. Além disso, o consumo de alguns remédios podem afetar a produção de saliva.

Ter momentos de estresse, seguir uma dieta restritiva ou sofrer com mudanças hormonais também pode colaborar para o mau hálito.

Entretanto, mau hálito ao acordar é normal, pois enquanto dormimos temos uma diminuição da saliva e passamos muitas horas em jejum.

Entretanto, após realizar a higienização matinal, o odor não deve persistir. Caso ocorra, o recomendado é procurar um dentista.

Conheça maneiras de prevenir e tratar a halitose

Para prevenir esse desconforto, é necessário ter hábitos saudáveis no dia a dia, como uma higienização bucal correta. Além disso, consultar um profissional com frequência tende a diminuir as chances de ter sofrer com esse desconforto. 

Isso porque o dentista será o grande responsável pela orientação de como realizar uma higiene bucal correta. Esse é apenas um dos motivos pelo qual a visita a um profissional deve ser regular. Com a contratação de um plano dentário, muitas pessoas conseguem manter a regularidade das consultas. 

Além disso, recomenda-se comer de três em três horas, pois muitas horas em jejum também podem provocar a diminuição de saliva e ressecamento da boca.

Porém, é necessário ter cuidados com a alimentação, evitando comidas muito salgadas e ácidas (como alho, cebola, carne vermelha, fritura) entre outros que possam ter muito condimentos também.

Mais uma dica para prevenção é evitar fumar, já que contribui para o ressecamento da boca, além de conter substâncias que liberam odor.

Tratamento

A dica mais valiosa sempre é cuidar bem da sua higienização bucal, mas o consumo de água também ajuda a manter a boca bem hidratada, pois assim as glândulas salivares produzem saliva suficiente para o combate à halitose.

Além disso, aumentar o consumo de comidas fibrosas, como maçã e cenoura, ajuda na limpeza entre os dentes, evitando o acúmulo de resíduos que poderiam provocar o odor.

Entretanto, algumas pessoas podem precisar da ajuda de um dos convênios odontológicos disponíveis no mercado e, assim, fazer a adoção de uma dieta balanceada ou o uso de laserterapia e eletroterapia, que são tratamentos para regenerar a função das glândulas salivares.

Tenha mais qualidade de vida e uma boca saudável

Algumas pessoas podem tratar esse assunto como tabu, alguns por passar por esse problema e não saber como fazer o tratamento e outros por conviver com quem tem halitose e não sabe como ajudar.

Mas em nenhum dos casos isso pode continuar acontecendo. É completamente normal que isso ocorra com praticamente todo mundo e todos podem fazer um tratamento para a halitose se for necessário.

Por isso, não deixe de procurar uma boa clínica odontológica para receber total suporte com consultas regulares e boas recomendações de um dentista capacitado.

Afinal, nada melhor do que se sentir bem para se comunicar e ter uma boa autoestima!