fbpx
X
Agende seu Exame ou Consulta
Whatsapp
E-mail
Clique aqui
Clique aqui

A partir do começo de Dezembro…
Há encontros com colegas do escritório, os amigos da faculdade, a turma do futebol… Começam aqui as providências: sabendo que você vai sair à noite, faça uma alimentação leve e sem gordura durante dia; não saia de casa com o estômago vazio, pois esses jantares demoram uma eternidade. Aí você acaba engolindo, sem pensar, uma porção de petiscos engordativos e passa dos limites. Se tiver saindo do seu trabalho, tenha sempre em sua mala uma fruta ou mesmo uma barrinha de cereais. Caso contrário, se você já estiver em casa, tome um caldinho de legumes magro ou uma salada e beba um suco de frutas ou mesmo coma a fruta in natura.

2.    No restaurante, escolha a bebida certa. Imagine que a dose de whisky (100ml) tem 240 cal. Já, uma taça de champanhe ou de vinho tem 120 cal aproximadamente, assim como um copo de suco de tomate (200ml) ou de sucos naturais (200ml).

23 de Dezembro

1.    Na hora de preparar a ceia, não precisa deixar a tradição de lado. É só escolher as carnes mais magras ou prepará-las de maneira a cortar as calorias. Deixe as tirinhas de bacon que enfeitam o peru de lado e ganhe no peso. É só fazer as contas: 2 tirinhas bem finas de bacon frito têm mais da metade de calorias (97cal) do que duas fatias de carne branca de peru (180cal).

2.    As aves são menos calóricas. Um prato à base de filés de peito de peru, por exemplo, é mais light que um assado de carne vermelha.

3.    Na decoração do prato, esqueça os tradicionais fios de ovos. Troque por frutas tropicais como pêssego, ameixa, caju e abacaxi.

4.    Lembre-se que, se você juntar um pistache aqui, uma castanha de caju ali, mais nozes, avelãs e outras frutas oleaginosas, tradicionais da época, a contabilidade calórica vai às alturas.

5.    Se você não quer abrir mão das nozes, reserve-as para os doces e sirva petiscos mais lights. Champignons temperados, queijo frescal com ervas finas e um fio de azeite, ou picles fresquinhos, ou até mesmo o queijo tofu temperado com shoyo light e orégano, são ótimos como aperitivos e engordam quase nada.

24 de Dezembro

1.    Natal sem salada de batata com maionese não é Natal? Tudo bem, não precisa se estressar por causa disso. Prepare a sua maionese light. Uma colher de sopa (20g) tem 25 calorias. Já a mesma quantidade de maionese tradicional bate as 78 calorias. É ou não vantagem?

2.    É difícil resistir a um risole. Mas, se somar as empadinhas com as coxinhas, os amendoins e os croquetes, já no início da festa você é capaz de “estourar” sua cota diária de calorias. Por isso, se não estiver a fim de correr atrás do prejuízo, prepare tiras de pepinos, cenouras, aipos, rodelas de rabanetes e pimentões. Faça um belo arranjo numa saladeira de vidro com cubos de gelo e sirva com molhos especiais, misturando, por exemplo, iogurte desnatado, gotas de limão e bata no liqüidificador com salsinha ou manjericão. Ou, então, use o queijo cottage como base de um molho bem leve.

3.    Para sua ceia ficar magrinha, evite usar pedaços de manteiga para untar as carnes. Utilize um borrifador com margarina derretida.

4.    A carne de peru é a mais light de todas. Se tirar a pele, você vai reduzir em 30% seu valor calórico. A dica vale também para o chester e o frango.

5.    Ceia sem doces? Nem pensar. Então, o melhor é escolher os que engordam menos. Por exemplo: os que levam chocolate têm mais calorias que as receitas que levem frutas. Entre uma mousse de limão, ou de maracujá ou café, feitas com iogurte no lugar do creme de leite (de 40 a 68 cal por taça) e uma de chocolate (300 cal por taça) fique com as primeiras, se quiser estrear o ano com a mesma silhueta.

6.    Frutas frescas, desidratadas ou em conserva, também são ótimas opções de sobremesa.

7.    Se sua cunhada também está de regime, que tal experimentar fazer para todos um creme de papaia com iogurte natural desnatado? É só bater no liqüidificador a polpa do papaia, iogurte desnatado, essência de baunilha e adoçante.

31 de Dezembro:

1.    Aquele churrasco que seu vizinho oferece é um festival de proteínas e calorias. Então, antes de cair de boca na picanha, inicie sua refeição com bastante salada de folhas. As fibras dos vegetais não só dão saciedade – assim você come menos – como ajudam a eliminar mais facilmente as gorduras ingeridas.

 

Ai! Que dor de cabeça!!!!

É só no dia seguinte que você percebe que passou da conta. Por isso, é bom saber o que fazer para evitar o mal estar provocado pelo excesso de álcool.

1.    Não comece a beber de estômago vazio. Assim, o organismo vai absorver mais rápido o álcool, acelerando seu efeito no sistema nervoso. Coma antes, durante e depois dos brindes.

2.    Saiba que destilados – como whisky, gim, aguardente, vodca, rum e conhaque- “sobem” mais que os fermentados (vinho, cerveja, champanhe) por dois motivos: o teor alcoólico é maior e sua absorção é mais rápida.

3.    Não faça isso, mas se estiver bebendo por mais de uma hora, hidrate-se. Tome bastante água, suco ou refrigerante para repor o líquido que seu organismo consumiu para digerir o açúcar contido no álcool.

No dia seguinte…

Se, mesmo depois de tomar cuidado, a resseca o pegar de vez, saiba o que fazer a respeito…

1.    Tomar suco de tomate com vodca para rebater a ressaca é bobagem. O que você vai precisar é de muito líquido. A desidratação do organismo pelo álcool é uma das causas do mal estar.

2.    Consuma alimentos leves como saladas e frutas. Não sobrecarregue seu estômago com proteínas e gorduras.

3.    Não exagere no café, pois vai piorar o estrago causado no estômago.

4.    Controle a queda de açúcar que acontece no pileque. Por isso, alimente-se, ainda que seu estômago reclame.

 

Sugestões de receitas natalinas lights:

Medalhão de Peito de Peru

1 kg de peito de peru sem pele
3 colheres de sopa de cebola ralada
1 dente de alho esmagado
1 colher de sobremesa de salvia ou alcaparras
1 colher de sopa de salsinha e cebolinha sol
1 xícara de café de creme de leite gelado

Modo de preparo:

Passe o peito de peru no processador e depois tempere a massa com os ingredientes, mexendo sempre até formar uma massa firme. Faça os medalhões, coloque em uma forma e vá regando com caldo de galinha e vinho branco até ficarem grelhados.

V.C.T = por medalhão 156 cal

Molho
1 colher de chá de margarina light
1 colher de chá de cebola ralada
1 colher de sobremesa de vinho branco
1 colher de sobremesa de molho inglês
1 colher de chá de maisena
1 colher de sobremesa de creme de leite light

Modo de preparo:

Com o molho que sobrou da forma e assou os medalhões, coloque 1 colher de chá de margarina light, 1 colher de chá de cebola ralada, 1 colher de sobremesa de vinho branco, 1 colher de sobremesa de molho inglês. Leve ao fogo até ferver. Acrescente a maisena e deixe engrossar, por fim o creme de leite light.

 

Pimentão de Natal
5 pimentões vermelhos
5 pimentões verdes
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeitona verde
4 filés de aliche no sal
1 colher de sopa de alcaparras picadas
2 colheres de sopa de azeite
½ xícara de café de caldo de legumes
2 colheres de sopa de queijo ralado
3 colheres de sopa de farinha de pão integral
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Coloque os pimentões por, no mínimo, 30 minutos para tirar a pele. Em seguida, limpe e corte em tiras finas. Tempere os pimentões com alho, azeitona, alcaparras, azeite, queijo ralado e farinha. Em seguida, corte o aliche previamente deixado de molho para tirar o sal. Pique o aliche e misture ao preparado do pimentão e adicione o caldo e o sal suficiente para terminar de temperar. Coloque em um pirex refratário e leve ao forno médio por 1 hora.

V.C.T = 111 cal por porção (02 colh.de sopa)

 

 

Cebolas iluminadas

Ingredientes:

6 cebolas médias descascadas e aferventadas com cravo e pimenta
1 colher de sobremesa de margarina light
1 colher de sobremesa de cebola
1 pirex de chá de castanha cozida
5 unidades de ameixa preta
1 colher de sopa de uva passa branca
1 colher de sopa de uva passa preta e as cebolas descascadas
3 colheres de sopa de farinha de rosca de pão integral

Modo de preparo:

Rechear as cebolas e levar ao forno por 10 minutos em forma untada com margarina.

V.C.T = 63 cal.

 

Maionese Light

Ingredientes:

1 ovo cozido
1 pote de queijo cottage
1 colher de chá de molho inglês
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de suco de limão
leite desnatado gelado
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes, com exceção do leite, no liquidificador por 3 minutos. Por último, acrescente o leite gelado aos poucos para dar consistência de creme. Leve à geladeira por 2 horas.

 Rendimento: 3 porções (2 colheres de sopa) com  38 cal cada

 

Salpicão de Frango Light

Ingredientes:

1 ½ xícara de chá de chuchu picadinho em quadrados, cozidos
1 xícara de cenoura picada em quadrados, cozidas
2 colheres de sopa de uva passa hidratada
2 maçãs verdes picadas
2 maçãs vermelhas raladas
1 colher de sopa de salsinha
1 colher de sopa de cebolinha
4 colheres de sopa de salsão picado
4 colheres de sopa de erva doce picada
sal e pimenta a gosto
1 peito de frango cozido e desfiado
1  cenoura cozida e picada em quadradinhos
1 cenoura crua picada em quadradinhos
5 colheres de sopa de maionese light

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes da salada em uma travessa, misturar bem e reservar. Em seguida, acrescentar a maionese light na salada. Mexa levemente. Arrumar em uma travessa com folhas de alface para acompanhar e cobrir com o molho.

Rendimento salada: 4 porções de 117 cal cada e  maionese light: 25 cal cada

 

Panetone Light

Ingredientes:

5 tabletes de fermento biológico
1 kg de farinha de trigo
1 colher de sopa de adoçante em pó granular
1 xícara (café) de leite desnatado morno

Para a massa:

120 gr de margarina light
5 ovos
1 lata de creme de leite light
7 colheres de sopa de adoçante em pó granular
sal
1 colher de sopa de raspa de limão
1 colher de sopa de raspa de laranja
1 colher de sopa de baunilha
½ xícara de chá de uva passa
1 xícara de chá de pêra seca picada
1 xícara de chá de damasco seco picado

Massa de fermentação
Modo de preparo:

Esfarele bem o fermento e junte a farinha, o adoçante e o leite morno. Deixe descansar tampado com filme plástico, por 30 minutos.

Massa do panetone
Modo de preparo:

Bata a maisena e o creme de leite e reserve. Bata os ovos, junte o sal, o adoçante, as raspas de limão, laranja e baunilha. Mexa bem, em seguida, junte a massa já fermentada (massa) e 3 xícaras de chá de farinha de trigo. Vá mexendo lentamente, em seguida, acrescente a mistura de margarina e creme de leite e vá incorporando a massa. Em seguida, acrescente o restante da farinha e vá trabalhando a massa por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, abra bem a massa e coloque as frutas secas, misture mais um pouco e corte um pouco de massa para colocar nas forminhas. Deixe crescer mais 20 minutos e, em seguida, leve ao forno médio por 15 minutos e depois ao forno baixo (150º C) por mais 45 minutos.

Rendimento: 13 panetones pequenos com 386 cal cada. (tradicional.= 723 caL)

 

Torta de Manga e Gelado de Manga

Ingredientes: (massa)

02 colheres de sopa de margarina
01 xícara de chá de farinha de trigo
01 colher de sobremesa de adoçante
01 colher de café de canela em pó

Ingredientes: (recheio):

01 pacote de pudim de baunilha diet
01 xícara de chá de suco de manga
02 xícaras de chá de leite desnatado
01 colher de sopa de adoçante granular

Ingredientes: (calda):

01 xícara de suco de maracujá
½ xícara de chá de água
01 colher de sopa de gelatina
03 colheres de adoçante granular

Modo de Preparo: (massa)

Em uma vasilha coloque a margarina e vá acrescentando a farinha e o adoçante até formar uma massa firme. Leve a geladeira por 15 minutos. Em seguida abra em uma forma de aro 22 e leve para assar por 15 minutos em forno médio.

Modo de Preparo: (recheio)

Em uma panela acrescente todos os ingredientes do recheio e leve ao fogo até levantar fervura. Deixe engrossar, desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque por cima da massa já cozida e leve a geladeira por 01 hora.

Para a cobertura:

Dissolver a gelatina na água e acrescente o suco, leve ao fogo para derreter a gelatina, acrescente o adoçante e deixe esfriar completamente. Corte gomos de mangas, coloque arrumado em leques na torta. Acrescente a cobertura e leve para gelar por 02 horas.

Rendimento: 08 fatias

V.C.T = 96 Cal.

 

 

 

FELIZ NATAL !!!

 

Receitas de autoria diversa divulgadas na mídia e compiladas pela nutricionista Camila Pinto (CRN 9687)