fbpx
X
Agende seu Exame ou Consulta
Whatsapp
E-mail
Clique aqui
Clique aqui

A amigdalite é a inflamação e o inchaço nas amígdalas bastante dolorosas. Amígdalas são como um órgão produtor de anticorpos localizados na parte superior da garganta e na parte de trás da boca. Elas ajudam a manter bactérias e outros germes longe de locais em que possam causar infecções. Porém esse função se dá somente nos primeiros anos de vida e depois disso as amígdalas perdem a capacidade de proteção.

 

CAUSAS

Amigdalite é geralmente causada por vírus, mas também pode haver infecção bacteriana.

 

SINTOMAS

Amígdalas inchadas e vermelhas
Manchas brancas ou amareladas nas amígdalas
Dor de garganta
Dificuldade e dor ao engolir
Febre
Nódulos linfáticos no pescoço
Voz rouca
Dor de estômago, especialmente em crianças pequenas
Mau hálito
Dor de cabeça
Pescoço rígido
TRATAMENTO

O acompanhamento médico é necessário para que haja tratamento adequado com antibióticos orais ou injetáveis. É importante ressaltar que mesmo que a dor tenha melhorado, não se deve interromper o tratamento (cerca de 7 dias) porque a infecção não estará curada.

Para ajudar a amenizar os sintomas, o médico poderá receitar analgésicos e antiinflamatórios, uma vez que os antibióticos levam de 2 a 3 dias para surtir efeito.

Quando o paciente sofre amigdalites repetidas, o otorrinolaringologista poderá recomendar a realização de uma cirurgia para retirá-las, chamada de amigdalectomia, reduzindo o uso de antibióticos tomados. O procedimento é realizado com anestesia geral com duração de cerca de uma hora e a alta, na maioria das vezes, é dada no mesmo dia.

 

Dra. Jaqueline Tanaka
Otorrinolaringologista
CRM/PR  30555/ RQE 20237