- 17/02/2020
- Posted by: admin
- Category: Blog, Saúde

Diferentes motivos podem fazer com que uma pessoa chegue até a clínica odontológica — principalmente quando as consultas regulares não são realizadas com a frequência necessária.
A erosão dentária é uma condição que vem aumentando na população brasileira. Isso ocorre por conta da mudança dos hábitos alimentares e no estilo de vida dos indivíduos nos últimos anos.
Por esse motivo, tem sido uma das grandes preocupações dos dentistas devido aos prejuízos que causa à saúde bucal. Sendo assim, é muito importante procurar ajuda de um especialista sempre que perceber algum dos seus sintomas.
O que é a erosão dentária?
A erosão dentária é um desgaste que ocorre no esmalte dos dentes por conta do contato excessivo com substâncias ácidas.
Atualmente, dois tipos de erosão são conhecidas pelos profissionais da clínica odontológica. A primeira é a erosão intrínseca, causada pelos ácidos regurgitados do estômago. Isso ocorre por conta do refluxo gastroesofágico e da bulimia, doenças que têm como consequência a diminuição do pH bucal.
Quando o pH da boca está abaixo do esperado, há uma maior proliferação de bactérias ,e consequentemente, uma crescente das doenças bucais.
O outro tipo de erosão dentária é a mais comum, conhecida como erosão extrínseca. Ela ocorre por conta da alimentação do indivíduo, rico em alimentos ácidos, deixando a boca também como um ambiente ácido.
O grande problema dessa condição é que ela pode ocorrer por anos até que o paciente perceba. Por esse motivo, as consultas regulares ao profissional da clínica odontológica são tão importantes.
Dessa forma, além de prevenir os possíveis problemas, também pode diagnosticar algumas condições antes delas atingirem estágios avançados, assim como começar o tratamento o quanto antes.
Caso precise procurar por um dentista, é possível encontrá-lo na internet graças às estratégias de marketing na odontologia que esses profissionais têm se especializado, garantindo uma maior eficiência no momento de marcação de consultas.
Principais sintomas da erosão
A avaliação de um profissional é necessária para prevenir erosões, e por meio de um plano odontológico, é possível manter consultas regulares, principalmente em caso de acompanhamento de tratamentos.
Os principais tratamentos são:
- descoloração: a dentina é a parte interna do dente, que tem uma coloração amarelada. Quando ocorre a erosão, ela fica mais visível, dando ao dente essa cor;
- dor de dente: quando há um maior desgaste no esmalte dentário, os dentes tornam-se sensíveis, principalmente com alimentos muito frios ou quentes;
- transparência: os dentes frontais podem ter a aparência de transparência em sua ponta, onde você morde os alimentos;
- fissuras: com a erosão dentária e o desgaste dos dentes, podem aparecer rachaduras ao longo da superfície de mastigação.
Como prevenir?
A principal maneira de prevenir a ocorrência da erosão dentária é a diminuição de alimentos ácidos que podem corroer os dentes. Normalmente, o cálcio contido na saliva ajuda a neutralizar os componentes ácidos dos alimentos que você ingere, protegendo os dentes.
Entretanto, quando esses alimentos são ingeridos em excesso, os minérios contidos na saliva não dão conta da quantidade de ácidos, não realizando essa proteção da maneira que deveria.
Os principais alimentos que podem causar a erosão dentária são os refrigerantes, bebidas gaseificadas, isotônicos, energético, chá gelado, vinho, entre tantas outras bebidas ácidas. Nos últimos anos, o consumo dessas bebidas tem diminuído, mas essa ainda continua sendo a principal causa da erosão dentária.
É recomendado que pacientes que sofrem desse problema diminuam o consumo de alimentos e bebidas ácidas.
Além disso, não deixe de lado a saúde bucal, pois os cuidados diários básicos (escovação, utilização de fio dental e enxaguante bucal) são os principais colaboradores de uma boa saúde dos dentes.
No momento de higienização, esteja atento para verificar se tudo está correndo bem, sem qualquer tipo de dor ou sangramentos. Caso qualquer anormalidade seja percebida, é importante buscar por um dentista 24 horas o quanto antes, pois o profissional conseguirá realizar o atendimento sem precisar de hora marcada previamente.