fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Cuidados com a saúde mental

A saúde mental é uma parte crucial da saúde geral e do bem-estar, e cuidar dela é essencial para se viver uma vida saudável e feliz. A saúde mental inclui nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Ela afeta a forma como pensamos, sentimos e agimos. 

Assim sendo, ela também ajuda a determinar como lidamos com o estresse, na vida social e em nossas escolhas. Há muitas maneiras de cuidar de sua saúde mental, conversando com um amigo ou profissional da área, envolver-se em atividades de autocuidado e fazer escolhas saudáveis de estilo de vida. 

Ao desenvolver uma compreensão da saúde mental e de como cuidar dela, você pode promover uma rotina mais saudável e satisfatória.

Saúde mental

A saúde mental é o estado de ser onde um indivíduo é capaz de realizar seu potencial e viver uma vida plena. É uma combinação de bem-estar emocional, psicológico e social.

Compreendendo a importância da saúde mental

Os problemas da saúde mental são frequentes e também tratáveis, obtendo sucesso no tratamento as pessoas passam a levar uma vida mais leve e saudável. O primeiro passo para administrar essa situação e saber como identificar seus sinais e sintomas.

É importante saber que você não está sozinho e que a ajuda está disponível. Há muitas maneiras de preservar sua saúde mental, principalmente após desenvolver uma compreensão da sua necessidade e importância.

Sinais e sintomas de problemas de saúde mental

Possuem diversos sinais e sintomas podendo variar entre diferentes pessoas e situações.

Estresse ou ansiedade

Estes sentimentos são normais às vezes, mas quando contínuos e interferem na sua vida diária, podendo ser o causador de uma maior preocupação com sua saúde mental.

Tristezas e sentimentos de desesperança

A depressão é uma preocupação de saúde mental que pode causar sentimentos de tristeza e desesperança. 

Pensamento violentos ou suicidas

Se você tem pensamentos de prejudicar a si mesmo ou aos outros, você deve procurar ajuda imediatamente.

Problemas de sono

Ter problemas para adormecer ou acordar cedo demais, ou se sentir exausto apesar de ter sono suficiente são sinais de potenciais problemas de saúde mental. 

Problemas de alimentação

Comer muito ou pouco é sinal de um distúrbio alimentar, que pode ser decorrente de questões relacionadas com a saúde mental.

Abuso de substâncias

Usar drogas ou álcool em excesso pode ser um sinal de descontrole com a saúde mental.

Problemas de relacionamento

Ter problemas para manter amigos, conflitos com pessoas queridas ou sentir-se desconectado dos outros são sinais de que algo pode estar errado. 

Mudanças de personalidade

Identificar-se com os sinais e sintomas acima, mas experimentar uma mudança inesperada na personalidade ou atitude também pode ser um sinal de problemas de saúde mental.

Causas de problemas da saúde mental

As questões de saúde mental frequentemente não são diagnosticadas e não são tratadas adequadamente, acarretando em diversos problemas. Isto é especialmente verdadeiro para os jovens que estão experimentando seus primeiros passos rumo à vida adulta. 

Muitas pessoas têm visto um aumento nas questões de saúde mental, o que pode ser atribuído a muitos fatores, inclusive: 

Aumento do estigma da saúde mental 

Muitas pessoas ainda estão relutantes em buscar ajuda para problemas de saúde mental porque estão preocupadas em ser estigmatizadas. Se ela não se sente confortável em discutir sua saúde mental com pessoas queridas ou com um profissional, pode não receber a ajuda de que precisa. 

Maior consciência das questões de saúde mental

Nos últimos anos, houve um aumento na consciência das questões de saúde mental, tornando mais fácil reconhecer os sinais e sintomas de doenças. 

Aumento da prevalência de tratamento de saúde mental

É importante notar que, embora as questões de saúde mental tenham aumentado, há também um aumento nas opções de tratamento disponíveis.

Atividades de autocuidado para a saúde mental

Cuidar de sua saúde mental é essencial para levar uma vida saudável e feliz. Há muitas maneiras de fazer isso, inclusive: 

Expressar seus sentimentos

Manter os sentimentos guardados dentro de si é insalubre, portanto, deixe que outros saibam quando você estiver se sentindo triste, feliz, com raiva ou qualquer outra emoção. 

Criar um ambiente que promova a saúde mental

Dormir, comer e se exercitar bem, e rodear-se de pessoas e coisas que o façam feliz. 

Encontrar um propósito que se cumpra 

Encontrar um propósito que se encaixe em suas forças pode aliviar muito o estresse e melhorar a saúde mental

Praticar a autocompaixão

Se criticar e se sabotar por causa de erros só faz você se sentir pior, portanto, perdoe-se quando cometer um erro e seja gentil consigo mesmo quando as coisas não correm como planejadas

Encontrar apoio

Ter um sistema de apoio forte é importante, portanto, não deixe de passar tempo com amigos e familiares que fazem você se sentir positivo e energizado.

Procure ajuda profissional

Não deixe de procurar um profissional, mesmo que não veja os sintomas ou sinta, esteja sempre em alerta com sua saúde mental, lembrando de observar as pessoas a sua volta se precisam de ajuda.

A InCórpore Centro Médico conta com excelentes especialistas da área, onde estamos há mais de 30 anos deixando vidas e mentes mais saudáveis.

Não espere para cuidar da sua saúde, agende sua consulta ou exame pelo nosso aplicativo InCórpore Saúde disponível na (App Store e Play Store), pelo nosso WhatsApp ou se preferir pelo telefone (41) 3335-2624.