fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
O que é sinusite e como prevenir?

Quando você tem sinusite, suas passagens nasais ficam inchadas e inflamadas, bloqueando o fluxo normal de muco. Com a mudança da estação, a doença costuma se manifestar com mais frequência. 

Além de alergias respiratórias, bactérias e vírus, a baixa umidade do ar e poeira são poderosos causadores dessa condição. Muitas vezes, a sinuiste causa sintomas como secreção nasal espessa, dores de cabeça, tosse e espirros.

A boa notícia é que é possível aliviar a intensidade e até prevenir a sinusite. Continue lendo para entender melhor como ela afeta o organismo e o que pode ser feito para evitar as crises.

Mais do que um resfriado comum

A sinusite afeta uma em cada oito pessoas no mundo, de acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (AAO-HNSF), e pode acontecer em qualquer pessoa, de qualquer idade e saúde geral.

Porém, alguns fatores podem contribuir para desencadear essa condição.

Além das infecções bacterianas e fúngicas, a sinusite também pode ser desencadeada por alergias que causam inflamação nas passagens nasais e bloqueiam a drenagem das mucosas. Pólen ou ácaros, transportados pelo ar, são frequentemente os culpados por inflamações.

O que causa a sinusite? 

De acordo com a Dra. Jaqueline Yumi Tanaka, otorrinolaringologista da InCórpore Centro Médico, a doença geralmente acontece após gripes ou resfriados e também pode ser causada por uma infecção bacteriana ou fúngica no nariz. Às vezes, uma reação alérgica ao pólen, mofo ou ácaros causa sinusite.

Localizados entre os olhos, nariz, testa e maçãs do rosto, os seios da face são cavidades ocas no crânio que ajudam na ressonância da voz, a aquecer e umedecer o ar inalado. 

“O revestimento dessas passagens nasais é feito de membranas mucosas, que produzem muco para limpar partículas de poeira que entram no corpo pelo nariz. Quando essas passagens estão inflamadas ou infeccionadas, a condição médica é chamada de sinusite”, explica a especialista.

Quais são os sintomas da sinusite?

Os sintomas geralmente se desenvolvem após um resfriado ou gripe e podem durar de três semanas a dois meses, se não forem tratados. 

Confira alguns sinais de um corpo afetado pela sinusite:

  • dores nas maçãs do rosto, testa ou nariz;
  • sensibilidade ou inchaço ao redor dos olhos, bochechas, nariz ou testa;
  • dor de cabeça;
  • nariz entupido;
  • olfato reduzido;
  • febre;
  • secreção nasal espessa e descolorida

Os sintomas da sinusite aguda podem ser semelhantes a um resfriado. Porém, quando a sinusite ataca de forma intensa e duradoura, requer tratamento com antibióticos para alívio. 

“Se não for tratada, a sinusite aguda pode durar meses até se tornar crônica e levar a complicações graves como meningite ou infecção do cérebro ou dos ossos”, ressalta a Dra. Jaqueline.

A sinusite pode durar semanas ou até meses. Se os sintomas durarem mais de dez dias,  se você tem febre alta ou se os sintomas estão piorando em vez de melhorar,  procure um médico. 

Marque uma consulta com especialistas em otorrinolaringologia da InCórpore

Como aliviar os sintomas? 

Existem algumas formas de amenizar os sintomas da sinusite:

Inalação de vapor: respirar vapor pode ajudar a diluir o muco e melhorar a drenagem, principalmente se o ar estiver seco.

Compressa quente: aplicar uma compressa quente sobre o nariz e os seios nasais também pode ajudar a reduzir o congestionamento e aliviar a dor facial.

Enxágue com água salgada: enxaguar o nariz com uma solução salina ajuda a eliminar o muco e alérgenos das passagens nasais. Para cada litro de água fervida, adicione 1 colher de sopa (20 g) de açúcar e 1 colher de café de sal (3,5 g). Espere esfriar antes de pingar a solução no nariz.

Posição reclinada: elevar a cabeça com travesseiros extras durante o sono também pode ajudar a evitar o bloqueio das passagens nasais. 

Líquidos: beber líquidos suficientes (pelo menos dois litros de água por dia) ajuda a soltar as secreções para que elas sejam mais facilmente drenadas do nariz e dos seios nasais.

Como prevenir e tratar a sinusite

Mantenha seu corpo hidratado, bebendo muita água todos os dias. Evite adoecer mantendo hábitos alimentares saudáveis e lavando as mãos com frequência ou  álcool 70%.

Se você sente que um resfriado não passa, você pode ter sinusite. A InCórpore Centro Médico leva segurança e tranquilidade em todos os exames da vida, há mais de 30 anos. Garanta sua saúde em dia com nossa equipe de médicos e agende uma consulta hoje mesmo.