- 19/03/2021
- Posted by: Incórpore Centro Médico
- Category: Blog, Nutricionista

Você já ingeriu algo e sentiu mal-estar logo em seguida? Pode ser uma alergia alimentar não identificada (ainda).
O organismo manifesta a reação negativa do sistema imunológico: após a ingestão de determinado alimento ou bebida, o corpo trata de se proteger de substâncias identificadas como nocivas.
Qualquer elemento estranho que entre pelo sistema gastrointestinal será combatido pelo sistema imunológico. Mesmo assim, ainda há uma certa tolerância a esses elementos, o que não deixa de ser um sinal de alerta.
Muito confundida com a intolerância alimentar, a alergia alimentar resulta em reações muito mais graves.
Há indícios de que alergias alimentares acometem cerca de 250 milhões de pessoas no mundo e mais de 170 alimentos têm sido apontados como causa de reações alérgicas. Ainda não há tratamento que mude o quadro, a não ser evitar ingerir tais alimentos ou bebidas.
Para evitar problemas, um diagnóstico certeiro feito por um médico nutricionista pode ajudar.
Possíveis causas das alergias alimentares:
As alergias alimentares ainda possuem causas desconhecidas, sendo que algumas podem se manifestar na infância e desaparecer na vida adulta. Elas acontecem com mais frequência em crianças de pais que já sofrem de alergias alimentares, asma ou rinite alérgica.
Primeiros sintomas:
Em princípio, as manifestações de uma alergia alimentar acontecem poucos segundos ou minutos depois da ingestão, mas podem demorar até 4 a 6 horas depois.
É comum problemas digestivos como dores de estômago ou diarreia. Pode causar também inchaço, urticária ou outras alergias de pele, olhos lacrimejantes ou até obstrução das vias respiratórias, como rinite ou asma.
As reações mais graves podem chegar a ser fatais. Em alguns casos, uma reação grave como anafilaxia ou choque anafilático precisa de injeção de epinefrina e até atendimento de emergência.
Caso aconteça, aos primeiros sinais solicite ajuda médica.
Tratamento:
Ainda não há tratamento para alergias alimentares. Recomenda-se realizar testes para saber se há algum tipo de alergia alimentar para poder se prevenir ou realizar tratamentos adequados, como dieta de eliminação ou medicamentos que aliviem os sintomas.
Ouça o que o Dr. Afonso Maia tem a dizer sobre o intestino e a imunidade na TV InCórpore!
Manter a saúde depende de um esforço contínuo e diário. Ajudar nessa tarefa é missão da InCórpore, que existe para aumentar ao máximo sua qualidade de vida.
Se você apresenta algum destes sintomas, converse com um médico nutricionista de nossa equipe. São profissionais afinados com o melhor da medicina moderna, dispondo de equipamentos de última tecnologia para a realização de diagnósticos, exames e tratamentos intensivos, dispostos a encontrar a melhor solução para seu caso! Entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou pelo WhatsApp (41) 99828-1051.