fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Os perigos da obesidade: causas, sintomas e tratamento

A obesidade afeta cerca de 670 milhões de pessoas no mundo e é considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma epidemia global.

Essa doença crônica é caracterizada principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo.

O número de obesos no planeta aumenta rápida e gradativamente: só no Brasil, cerca de 20 milhões de indivíduos convivem com a doença.

A obesidade é uma das principais causas de morte evitáveis, manifestando-se cada vez mais em adultos e crianças.

Quem é obeso tem maior risco de desenvolver uma série de outras doenças ou distúrbios. Alguns exemplos são a apneia do sono, diabetes, pressão alta, trombose, varizes, além de problemas cardiovasculares diversos.

Assim como outras doenças, a obesidade não tem hora para chegar, mas vai apontando sinais ao longo do tempo.

Por isso, é preciso estar consciente dos hábitos diários, bem como realizar acompanhamento médico caso perceba sinais graves em seu corpo.

Possíveis causas

Uma das principais causas da obesidade é a alimentação desequilibrada, inadequada ou excessiva.

A falta de exercício físico também colabora para que a doença se agrave.

Somado a este quadro de causas temos as razões psicológicas ou emocionais como por exemplo as compulsões alimentares, que podem tornar a pessoa mais suscetível à doença.

Desequilíbrios hormonais também indicam um cenário propenso ao desenvolvimento da obesidade.

Primeiros sintomas

Cansaço, suor em excesso, limitação dos movimentos, dores no corpo (pernas, joelhos, coluna), dificuldade em respirar, impotência ou infertilidade, roncos ou apneia do sono podem sinalizar que é caso de solicitar uma consulta com um especialista.

Tratamento

Observar os hábitos e repensar as atitudes. A mudança no estilo de vida é a maior ferramenta no combate da doença, dependendo do estágio em que se encontra.

Em muitos casos, para ser curada a obesidade necessita acompanhamento profissional, como psicólogos, nutricionistas ou endocrinologistas.

Ouça agora o que o Dr. Afonso Maia tem a dizer sobre obesidade na Tv InCórpore!

O tratamento inevitavelmente vai exigir alimentação saudável com ingestão menor de calorias e aumento da atividade física, podendo até fazer uso de medicamentos.

Nos casos mais graves, é possível que o paciente precise de intervenção cirúrgica.

Em qualquer caso, fazer um acompanhamento médico regular é essencial.

Buscando ajuda médica

Se você pensa que pode ser uma pessoa obesa ou está tendo problemas decorrentes de seu peso, não hesite: consulte seu médico para avaliar as opções de cura.

Mantenha a saúde em dia! Consulte nossa equipe de nutricionistas ou endocrinologistas aqui na InCórpore. São profissionais em sintonia com o melhor da medicina moderna, dispostos a encontrar a melhor solução para o seu caso.

Entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.