fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Pressão Alta

Pressão Alta:

O sangue é fundamental para nossa vida. Para que nosso organismo funcione normalmente, ele deve circular dentro de nossas artérias e veias, que são uma verdadeira rede de tubulações altamente especializadas que percorre todo o nosso corpo. As artérias são vasos sanguíneo especiais,  que saem do coração em direção aos diversos orgãos do corpo. Para que possa circular corretamente, o sangue precisa ser mantido com um certo nível de pressão dentro das artérias, e isto é normal. Quando  esta  pressão dentro das  artérias está anormalmente elevada,  chama-se  de Hipertensão Arterial.

Hipertensão essencial ou Primária

Qualquer elevação da pressão nas artérias é uma Hipertensão Arterial, e pode ser desde transitória até constante e pode ter causas variadas. Quando tem uma causa conhecida, esta pode ser tratada, e a Hipertensão Arterial pode ser curada. A maioria dos hipertensos, entretanto, têm a chamada Hipertensão Arterial Essencial ou Primária. Os médicos chamam assim a elevação da pressão arterial que ocorre em pacientes nos quais nãos e consegue identificar a causa e portanto não é possível realizar um tratamento que a cure definitivamente, pelo menos com os recursos atuais.Apesar de  não poder ser curada, a Hipertensão Arterial Primária pode e deve ser controlada. O controle da Hipertensão Arterial é fundamental, pois a  pressão arterial elevada e não controlada por muitos anos acaba causando danos gravíssimos ao organismo, principalmente a certos órgãos como cérebro, ruins e coração.

Sintomas!

A Hipertensão Arterial costuma começar entre os 30 e os 50 anos de idade. Algumas pessoas mais sensíveis podem sentir tonturas, dor de cabeça, e outros tipos de mal estar, mas a maioria não sente qualquer alteração. É por isto que a Hipertensão Arterial já Foi chamada de “inimigo silencioso”, pois por não causar sintomas passa despercebido por muitos anos e muitas vezes só vai ser diagnosticado quando já é tarde e já causou estragos. É importante deixar bem claro que o fato de não causar sintomas não significa que a Hipertensão Arterial não esteja causando danos sérios, e por isto é fundamental que todo paciente portador de Hipertensão Arterial realize consultas freqüentes e o controle correto de sua pressão arterial.

 O que é preciso fazer?

A priemira coisa que você precisa saber é que a Hipertensão Arterial deve ser levada a sério e o tratamento feito por toda a vida. Com o tratamento adequado é possível manter a pressão sob controle e evitar os danos que ela poderia causar, possibilitando a você viver uma vida normal.é fundamental que você participe ativamente do tratamento obedecendo às orientações médicas, mantendo um controle periódico e jamais parando a medicação por sua própria conta.

A dieta

Ela tem um papel fundamental. Siga corretamente as orientações, pois com dieta adequada, exercícios leves ( como caminhadas), e uma vida mais tranqüila e sem estresse, muitos pacientes já conseguem o controle da sua pressão sem a necessidade de medicamentos ou diminuindo a dependência destes.

Medicamentos

Hoje existem medicamentos eficazes e muito bem tolerados no tratamento de Hipertensão Arterial, mas só o médico pode definir qual o melhor tratamento e qual a melhor dose para controlar sua pressão arterial. O fato de outra pessoa tomar um determinado medicamento com sucesso jamais deverá levar você a tomar o medicamento por sua própria conta.É necessário que você volte periodicamente à consulta para controlar sua pressão e obter orientações sobre a manutenção do tratamento e controle de sua condição geral. Jamais pare de tomar  o medicamento sem comunicar-se com seu médico.

Voltando ao normal

Com o tratamento, é de se esperar que a medida de sua pressão se apresente normal; isto só não acontece, como também é desejável. Você não deve, entretanto, achar que, já que sua pressão está normalizada, pode parar com o tratamento. Infelizmente isto acontece com muita freqüência, e o prejudicado é o próprio paciente.

Em resumo

A hipertensão arterial é uma doença que deve ser diagnosticada por exames preventivos ( por isto é tão importante a realização de campanhas para diagnóstico). O quanto antes for diagnosticada e controlada, menos danos causa à saúde de seu portador. Somente o médico sabe como tratar adequadamente a Hipertensão Arterial, mas o paciente pode colaborar, e muito, com o tratamento. A realização da dieta recomendada, a prática de exercícios leves conforme orientado por seu médico, a manutenção de um estilo da vida saudável, tomando corretamente os medicamentos prescritos e o retorno periódico à consulta médica são atitudes altamente benéficas ao seu próprio bem estar atual e futuro.