- 16/03/2021
- Posted by: admin
- Category: Sem categoria

Pedras nos rins ou cálculos são conhecidos pelas suas consequências de cólicas renais, vômitos e até febre em alguns casos.
As pedras, quando tentam se movimentar para forçarem a saída, causam dores extremas, mais fortes que as dores de parto.
Os cálculos, quando saem dos rins para chegarem na bexiga, precisam passar pelo canal do ureter. Ele é bem estreito e o contato das pedras nas paredes provocam o desconforto.
É indicado que assim que você perceba, vá a uma clínica médica para realizar o tratamento antes que seja tarde demais.
Para que isso não aconteça, te daremos dicas de como se cuidar, e se acontecer, como tratar. Veja agora como identificar o problema:
OS SINTOMAS SÃO:
- Cólicas na lombar;
- Vômitos e náuseas;
- Dores no fim da barriga;
- Vontade de fazer xixi toda hora e não conseguir;
- Ardência ao urinar ;
- Às vezes até febre pode indicar que seus rins possuem pedras.
Com o rim comprometido, as pedras podem causar infecções por todo o sistema urinário, ocasionando febres, muitas vezes bem altas, e criando assim um alerta para seu corpo procurar alívio.
E é nesse momento que a ardência e ausência da urina se manifestam. Quando seu corpo quer fazer de tudo para expelir os cristais, porém, nem sempre dá certo.
Durante os episódios de crise, é contra-indicado tomar água. Pois o rim estando “trancado” com as pedras, irá inchar e isso causará dores agudas.
Mesmo que você não sinta todos os sintomas ao mesmo tempo, recorra a um médico nefrologista para tomar a medicação correta e realizar o tratamento a tempo de não se tornar mais grave.
O QUE É PEDRA NO RIM E COMO SE FORMA?
Também conhecida como cálculo renal, são o acúmulo calcificado de substâncias como o oxalato, o cálcio, ácido úrico e outras.
Para entender melhor, o rim filtra o sangue e com a ajuda de líquidos transforma as substâncias impuras em urina para expeli-las para fora do corpo.
Quando estas impurezas são retidas no rim em quantidade extrema, elas não conseguem ser transformadas em xixi, formando os cristais.
Caso você tenha interesse em saber mais sobre isso, clique aqui.
COMO EVITAR DORES RENAIS?
Essas complicações podem ser causadas pela própria pessoa, porque a alimentação influencia demais na saúde dos rins e é de extrema importância cuidar dela.
É indicado tomar muita água, de 2L por dia para mais, enquanto não existem pedras.
Também separamos alguns hábitos “venenosos” para a sua saúde renal.
Coisas que você deve evitar:
- Ingerir sal demais;
- Tomar sucos de pacotinhos, refrigerante e enlatados;
- Comer muita fritura;
- Comprar salgadinhos e fasts-food;
- Exagerar nos doces;
- Não tomar muita água;
- Comer muita carne vermelha;
- Fumar e beber álcool;
- Até o excesso de algumas frutas e verduras que liberam muito potássio, como a banana e a cenoura, por exemplo.
Porém estas precauções devem começar o quanto antes possível na vida de alguém.
As pessoas que apresentam hipertensão, obesidade, predisposição genética para doenças renais também precisam estar sempre comendo o mais saudável, já que os rins já não trabalham tão bem como deveriam.
Se não for possível e você ter sido criado com a dieta de risco, a sugestão é que você adote esse estilo de vida imediatamente!
Afinal, antes tarde do que nunca. Saúde não é brincadeira, e agora com a pandemia, todo cuidado é pouco.
Então é hora de fazer o máximo para não ir para o hospital, e garantir um tempo mais prolongado para você.
Sem contar que as dores são horríveis e o medicamento na veia, que provavelmente não é a situação mais confortável do mundo.
Se exercitar também promove uma qualidade de vida maior, embora não afete diretamente no rim, mas na circulação sanguínea.
É indicado a ingestão de chás quebra-pedras, pois ajudará na decomposição delas e auxiliará na saída do organismo com menos dor.
Como um todo, o sedentarismo junto da má alimentação pode gerar danos a curtos e longos prazos no seu corpo, incluindo dores crônicas.
Como aliviar as dores nas costas
Falando em dores, muita gente acaba tendo dores musculares, pois o agachamento diminui a dor renal.
Entretanto, não é recomendado se encolher quando tiver cólica. O indicado é se esticar, por mais que doa. Caso contrário pode acabar lesionando alguns músculos e piorar a situação.
Compressas de água quente também aliviam a dor, assim como em cólicas menstruais.
Alguns remédios também diminuem a dor, porém o certo é ir ao médico tomar medicamento na veio junto com soro na hora da crise.
Nesse momento é importante saber se você possui alergias a algum remédio, para não correr nenhum perigo de complicações.
Quais os tratamentos para cálculo renal?
Para ter um tratamento, precisa haver um resultado consistente. Alguns exames para a investigação dos rins serão pedidos, como exame de sangue, de urina, raios x e ecografia, dependendo do que o médico quiser.
Sendo realizados, os médicos nefrologistas avaliarão se existem cristais nos rins para iniciar um tratamento.
Também é aconselhado tomar muito chá, principalmente os quebra-pedras (Phyllanthus), por suas aplicações medicinais contra calculose renal, icterícia e hepatite B.
O livro Tira e Queda, Alho e limão de Orlando Batista Dos Santos, um nutricionista renomado, diz que “Tomar ÁGUA DE LIMÃO – meio limão para um copo de água – em jejum durante uma semana e na semana seguinte tomar apenas um copo de água em jejum todos os dias” é indicado para dissolver pedras.
Enquanto isso, é recomendado que a recuperação seja feita em repouso para que a maior parte da energia se concentre na filtração do rim e na dissolução das pedras.
O cuidado na alimentação redobra. O ideal é comer comida quase sem sal e cortar frituras, lanches e refrigerantes/sucos de pacote.
Uma dica é tomar um copo de suco natural de laranja ou limão todos os dias, pois eles contêm citrato, uma substância encontrada em frutas cítricas, que auxilia na hora de dissolver os cálculos.
De toda forma, médicos sempre são a melhor opção para você recorrer quando houver dores nos rins.
Os chás e tratamentos caseiros podem ajudar um pouco, porém só os médicos farão um tratamento adequado para extinguir de vez o problema da sua saúde.
A Clínica Incórpore tem os melhores médicos nefrologistas para fazer o acompanhamento do seu caso e te ajudar a expelir pedras sem dores.
Entre já em contato e agende sua consulta. Sua saúde não pode esperar!