fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Quais são os motivos que causam dor nas costas?

A dor nas costas tem sido incomodo diário para grande parte dos brasileiros, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, 8 a cada 10 pessoas terão algum tipo de dor nas costas ao longo da vida. Isto significa cerca de 80% da população 

Como surge a dor nas costas? 

A grande maioria dos casos estão relacionados ao descuido com a postura, hábitos pouco saudáveis ou esforço excessivo, entretanto existe outras motivações como emocional, condições físicas e hereditária, que também afetam o surgimento de dor.  

As principais causas de dor nas costas incluem problemas na coluna, inflamação do nervo ciático ou cálculos renais. Para distinguir a causa, é necessário observar as características da dor e a área das costas afetada, para isso é necessária uma avaliação médica.  

Geralmente, a dor é inferior (na região lombar), lado esquerdo ou direito das costas (perto das costelas ou rins) ou superior (parte superior, nuca) e muitas vezes está associada a tensão e contraturas musculares. 

Um dos problemas que acometem as pessoas com muita frequência é a dor no nervo ciático. O ciático é formado por várias raízes nervosas que saem da coluna vertebral e se estende até o joelho, essa dor pode começar no fundo das costas e acabar por irradiar até para as pernas, isso porque é gerado uma compressão do nervo que é localizado na região final da coluna, ocasionando dor de forma intensa, uma pontada ou sensação de formigamento, trazendo dificuldade para andar ou ficar sentado. 

Quais são os motivos que causam dor nas costas?  

Lesões nas articulações

Lesões nas articulações do corpo costumam surgir com o tempo, em especial com pessoas que não levam um estilo de vida saudável ou não tomam cuidado com a execução dos exercícios físicos.

Cálculo renal

Já o cálculo renal ou pedra nos rins, a dor nas costas pode ser tão intensa que, em muitas vezes dificulta até a movimentação do corpo, isso ocorre porque os rins se movimentam para expelir os cálculos de forma natural, mas essa situação pode se agravar levando até a óbito, nesses casos é muito importante procurar um médico. 

Hérnia de disco

Geralmente quem sofre com esse desgaste na coluna, costuma ter dores no meio das costas. Ela tende agravar se a pessoa fica muito tempo em uma mesma posição, com a possibilidade de os sintomas irradiarem para as costelas os glúteos e as pernas. Existem tratamentos avançados, com equipamento de Ultrassom Guiada para a intervenção da dor, que poderá ajuda-lo nesse problema.  

Contratura muscular

Caracteriza-se por lesões ou sobrecargas dos músculos que sustentam a coluna, as causas são diversas, como de fadiga, tensão, estresse, atividade física em excesso, má postura, movimentos repetitivos e pancadas na região. 

Doenças respiratórias

Ao respirarmos os músculos do abdômen e das costas atuam. Por este motivo, caso tenha alguma doença respiratória, existe a possibilidade de sentir dores na região da coluna.

Traumas psicológicos

Os traumas decorrentes de eventos ruins da vida, pode afetar o corpo, ocorrendo o surgimento de sintomas como se sofresse de alguma doença física. 

Prevenção  

  • Ao dormir, a posição mais adequada é a de lado. Caso opte por dormir de barriga para cima, utilize um travesseiro mais fino e um outro em baixo das pernas, de modo que fique com os joelhos levemente flexionados.

 

  • Ter cuidado ao levantar peso ou pegar algo no chão, lembrando sempre de flexionar os joelhos e usar a força do abdômen e das coxas.  

 

  • O cigarro colabora para a degeneração dos discos da coluna e diversos outros problemas de saúde, portanto, não fume e previna-se.  

 

  • Realizes atividades prazerosas, que lhe proporcione um bem estar e alivie o estresse. 

 

  • Caso precise ficar na mesma posição por horas, faça pausas a cada duas horas procurando se movimentar e se possível alongar, costas, braços e pernas.  

 

  • Praticar exercícios físicos com cuidados adequados com a finalidade de fortalecer os músculos, assim sua coluna se manterá mais estável, reduzindo o risco de complicações futuras.  

 

Além de ficar sempre atento aos cuidados a cima, esteja sempre alerta com qualquer tipo de sintoma ou dor nas costas, estamos aqui para lhe ajudar com este incomodo que vem acompanhando os brasileiros e diminuindo sua qualidade de vida. 

A InCórpore Centro Médico conta com especialistas na área de intervenção em dor, onde estamos há mais de 30 anos tratando dores e levando qualidade de vida. 

Não espere para cuidar da sua saúde, agende sua consulta ou exame pelo nosso aplicativoInCórpore Saúde disponível na (App Store e Play Store), pelo nosso WhatsApp ou se preferir pelo telefone (41) 3335-2624.