- 25/04/2020
- Posted by: admin
- Category: Saúde

Embora o cirurgião vascular e o angiologista atuem de formas diferentes, as semelhanças entre essas especialidades pode confundir os pacientes, principalmente quando é preciso realizar uma consulta.
Por essa razão, neste post esclarecemos a diferença entre ambos, além de suas principais atividades. Confira!
O que faz um cirurgião vascular?
Esse médico é o responsável pelo sistema circulatório, solicitando exames, realizando avaliações e quaisquer tratamentos ou procedimentos cirúrgicos nas veias, microvarizes, artérias ou vasos linfáticos.
Quando procurar?
É preciso consultar-se com esse especialista quando o tratamento clínico, ou seja, o uso de medicamentos, não é o bastante. Dessa forma, em casos de intervenções, o cirurgião vascular atua.
Além disso, na presença dos seguintes sintomas, recomenda-se procurá-lo:
- dores ao caminhar, seja nos quadris, coxas ou pernas;
- mãos e pés frios por tempo longo.
Principais doenças
Entre as patologias comumente tratadas por esse profissional, estão:
- trombose;
- AVC;
- aneurisma;
- varizes;
- aterosclerose.
Assim, quando há a necessidade de métodos mais invasivos, seja com função estética ou para tratar doenças, é realizada a cirurgia.
O que faz um angiologista?
Esse especialista realiza tanto o tratamento quanto a prevenção de enfermidades do sistema circulatório e do sistema linfático. Desse modo, por meio do acompanhamento da saúde do paciente, avalia e trata clinicamente veias, artérias, e inclusive os vasos e os órgãos que compõem a proteção natural do organismo.
Assim, pode utilizar métodos preventivos e até mesmo sugerir mudanças de hábitos (parar de fumar, controlar peso e mudar a alimentação, por exemplo) como alternativas além de remédios.
Quando procurar?
A busca por esse médico está relacionada principalmente a problemas ligados à má circulação sanguínea que podem ser tratados ou prevenidos sem intervenção cirúrgica. Por isso, na presença de qualquer um dos seguintes sintomas, procure esse profissional:
- dor;
- inchaço;
- câimbras;
- mudança de temperatura corporal;
- surgimento de varizes;
- formigamento.
Principais doenças
Há patologias que podem ser prevenidas, avaliadas e tratadas pelo angiologista, sendo as mais comuns:
- trombose venosa profunda;
- vasculite;
- aterosclerose;
- obstrução das artérias;
- aneurisma;
- úlceras venosas;
- varizes.
Entretanto, dependendo da gravidade da doença, esse médico encaminhará para outro especialista.
Cirurgião vascular x Angiologista
O cirurgião vascular e o angiologista são responsáveis por doenças do sistema circulatório. Entretanto, entre suas principais diferenças estão: tipo de tratamento e área de atuação.
Enquanto o angiologista previne e trata por meio de remédios doenças relacionadas à circulação sanguínea e sistema linfático, o cirurgião vascular atua em casos em que somente a cirurgia é capaz de sanar uma doença já existente. Assim, lida com pacientes com um quadro grave que foram encaminhados pelo clínico geral ou angiologista.
Conclusão
Antes de buscar tratamento ou prevenção para uma doença relacionada ao sistema circulatório, é preciso entender a diferença entre os profissionais que atuam nessa área: cirurgião vascular e angiologista.
E embora ambos possam tratar as mesmas patologias, cada um utiliza procedimentos diferentes e lidam com quadros médicos de graus distintos.
Entretanto, independente da especialidade, ao consultar-se é preciso contar médicos competentes e experientes, como os da Incórpore, referência em Centro Médico em Curitiba.