fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Queda de cabelo: causas e tratamentos

A queda de cabelo pode ter diferentes causas, o que influencia o tipo de tratamento mais efetivo para a condição e também as chances de reverter o problema em menos tempo.

Conhecer quais fatores desencadeiam a queda de cabelo é importante para buscar auxílio médico especializado e iniciar um tratamento capilar mais apropriado ao caso. Entenda melhor a seguir!

5 causas da queda de cabelo

A queda de cabelo pode ser influenciada por diferentes fatores, o que faz com que o diagnóstico da condição precise ser especializado para não motivar um tratamento ineficiente às causas relacionadas com a ocorrência. Conheça os motivos mais frequentes.

1. Fatores genéticos

Os fatores genéticos influenciam especialmente os casos de alopecia androgenética, condição que afeta principalmente os homens, mas pode também manifestar-se nas mulheres como uma queda de cabelo de padrão feminino, caracterizada pela queda difusa e afinamento dos fios.

Nos homens, esse tipo de queda de cabelo intensifica-se após os 40 anos, mas pode começar na juventude, caracterizando-se pelas entradas, miniaturização dos fios no topo da cabeça resultando no formato “coroa”.

2. Mudanças hormonais

Os fatores hormonais estão diretamente relacionados à saúde capilar, sendo que alterações significativas podem causar queda de cabelo como após o parto, em casos de estresse com aumento dos níveis de cortisol e também em quadros de Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

Nesse caso, ocasiona-se o eflúvio telógeno, um tipo de queda de cabelo temporária e que se manifesta em cerca de três meses, sendo que tende a voltar ao normal em seis meses com controle hormonal.

3. Déficit nutricional

Quando o corpo não tem uma reserva nutricional apropriada, devido à má alimentação ou deficiência de ferro (anemia) pode ocorrer a queda de cabelo. Nesses casos, o corpo direciona os nutrientes para processos metabólicos essenciais do organismo e o cabelo fica desnutrido e fraco.

4. Fatores emocionais

Os fatores emocionais podem causar alterações hormonais que também resultam em queda de cabelo, como em casos de ansiedade, estresse ou depressão.

Além disso, traumas ou situações extremas estão entre os fatores que podem desencadear a alopecia areata, que consiste em um tipo de queda de cabelo em tufos em decorrência do sistema imunológico “atacar” os folículos pilosos. 

5. Fatores externos

Os fatores externos que causam queda de cabelo incluem procedimentos químicos, danos térmicos (secador/chapinha), tração, queimadura no couro cabeludo (por sol ou produtos inadequados). São, portanto, eventos que resultam nos danos ao couro cabeludo.

Quais os tratamentos para queda de cabelo?

Devido à diversidade de causas para queda de cabelo, o tratamento capilar mais apropriado varia de acordo com o diagnóstico. Algumas condutas incluem:

  • mudanças nos hábitos de vida, incluindo alimentação balanceada, exercícios físicos e descanso de qualidade para minimizar problemas resultantes de desnutrição, estresse e distúrbios hormonais;
  • medicamentos para controle ou reposição hormonal;
  • luz pulsada para incentivar o crescimento capilar;
  • tratamento medicamentoso com opções tópicas ou de via oral;
  • cirurgia de transplante capilar para pacientes com alopecia androgenética que não respondem a outros tratamentos.

Apenas um médico especialista em cabelos poderá diagnosticar a condição avaliando qual a patologia instalada e as causas e assim proceder com o tratamento capilar mais adequado ao caso.

No Centro Médico Incórpore você encontra os médicos mais qualificados do mercado para tratar a queda de cabelo. Agende já sua consulta através do WhatsApp.