- 02/08/2017
- Posted by: admin
- Category: Saúde
Rinite Alérgica
O Brasil está entre os países com o maior número de pessoas com rinite alérgica.
Um estudo muito importante mostrou que quase 30% dos adolescentes e crianças em idade escolar apresentam sintomas relacionados à rinite alérgica.
Quando se fala que alguém tem rinite significa dizer que essa pessoa está com uma inflamação na cavidade nasal, ou seja, no interior do nariz. Na verdade, essa inflamação é causada, na maioria das vezes, por alguma substância irritante que foi ou que ainda está sendo inalada, causando um processo alérgico na região do nariz. Por isso, as rinites são comumente chamadas de rinites alérgicas.
A rinite alérgica costuma ter duas fases: uma fase muito rápida, minutos após o contato do nariz com alguma substância alérgica, e uma fase mais tardia, que começa pelo menos quatro horas depois, caracterizada por um forte processo inflamatório.
Durante a primeira fase, ocorrem liberação de histamina, a substância responsável pelos espirros, coriza e coceira nasal características das crises de rinite.
AS CRISES DE RINITE ALÉRGICA
Podem ser prevenidas?
Sim e este é um dos principais objetivos para quem sofre coma rinite, Algumas medidas simples são essenciais para se tentar reduzir o número de crises de rinite:
– Evitar contato com a fumaça de cigarro.
– Permanecer o menor tempo possível em ambientes poluídos, com pouca ventilação ou bata pouco sol.
– Evitar mudanças bruscas de temperatura ou ambientes muito frios e úmidos.
– Fugir do contato com substâncias ou cheiros irritantes que possam desencadear os sintomas, como perfumes, produtos de limpeza, tintas ou inseticidas.
– Evitar o contato com o ácaro, talvez a principal causa de rinite alérgica. Para isso, a casa e principalmente os quartos devem ser limpos com bastante frequência. Fique atento, porém, ao fato de que vassouras e espanadores de pó apenas espalham o pó pelo ambiente; o uso de pano úmido na limpeza é, portanto, uma forma bastante eficaz para remover a poeira.
– Nos ambientes em que vive pessoa com rinite, o ideal é que não existam carpetes, cortinas, tapetes, bichos de pelúcia, almofadas e outros objetos que possam acumular poeira.
– Deve-se evitar o uso de travesseiros e almofadas de penas ou então utilizar capas de proteção.
O QUE FAZER DURANTE AS CRISE DE RINITE?
Aqui, é seu médico quem vai lhe dar todas as orientações, porém. Alguns conselhos, como lavar o nariz com solução salina ( soro fisiológico), podem ajudar muito na melhora dos sintomas. De acordo com a intensidade de seus sintomas, você poderá ser orientado pelo médico a fazer uso de medicamentos que o farão se sentir bem melhor!
Fonte: Chiese