fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Saiba mais sobre ortopedia

Quando uma dor na coluna é constante, quando torcemos o pé ou quando nos machucamos praticando exercícios, pensamos em consultar um ortopedista, não é mesmo? Mas você sabe o que a ortopedia trata?

Por isso, a InCórpore Centro Médico está ampliando seu corpo clínico de especialistas e traz um conteúdo para você saber mais sobre ortopedia. 

O que é ortopedia? 

A ortopedia é a especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar lesões, doenças e traumas que afetam o sistema locomotor formado pelos músculos, ossos, articulações e ligamentos. 

Podemos dizer que a ortopedia é uma área que abrange o corpo todo, uma vez que os tecidos e estruturas citados o compõem como um todo. Por isso, o médico que atua nesse segmento pode se especializar no cuidado com partes específicas do corpo como: ombro, mãos, coluna, joelhos e pés. 

A ortopedia e a traumatologia são de grande importância na área esportiva, pois podem tratar  problemas adquiridos em decorrência da prática de exercícios físicos. O especialista dessa área pode também auxiliar na correção e prevenção de deformações no corpo com o uso de aparelhos ortopédicos (órteses) para exercícios.

Ortopedista e suas atribuições

Os médicos ortopedistas possuem preparo e conhecimento para avaliar sintomas causados por doenças, lesões e traumas sofridos pelos pacientes. Com exames de imagem como raio-x, ressonância magnética, tomografia e densitometria, o ortopedista analisa a gravidade do quadro e qual a melhor forma de tratar. 

Esses especialistas também estão aptos a realizarem cirurgias corretivas e a tratarem, em conjunto com outros médicos, pacientes com problemas reumáticos. 

Tratamentos 

O uso de medicamentos é apenas uma das opções de tratamentos que a ortopedia oferece para curar ou aliviar os impactos de lesões e doenças. Conforme o quadro do paciente, o ortopedista também pode recomendar terapias como: 

  • Fisioterapia;
  • Exercícios Físicos;
  • Atividades físicas direcionadas e específicas.

 

O ortopedista tem conhecimento para aconselhar seu paciente sobre quais tarefas ou atividades ele pode realizar. Por isso, pessoas com problemas de coluna ou limitações nas articulações de algumas partes do corpo precisam de autorização médica para praticar esportes, ir para academias ou executar outras ações que exigem esforço físico.

Importante lembrar que há casos em que o paciente precisa de acompanhamento constante  de um ortopedista para quadros clínicos que necessitam de cuidados crônicos por comprometerem a saúde e a qualidade de vida e necessitam como: artrose, artrite, reumatismo, etc.

Quando procurar um ortopedista?

Se você tem dores nos ossos, nos músculos ou nas articulações, pode estar apresentando sintomas de uma doença ortopédica em estágio inicial ou que já se instalou. 

Por isso procure um ortopedista se sentir:

  • Dores constantes nas costas;
  • Cansaço excessivo;
  • Formigamentos;
  • Rigidez matinal;
  • Calor nas articulações.

 

Preste atenção em inchaços nas articulações, bem como alterações em sua estrutura corporal.

Procure o ortopedista também quando sofrer alguma lesão ou sentir dores constantes após a prática de algum esforço físico, ou ainda se sofreu um trauma, como uma pancada.

Na InCórpore Centro Médico você conta com ortopedistas especialistas em ombro, coluna e pés, além de equipamentos de alta tecnologia para exames e atendimento humanizado. 

Agende sua consulta e solicite seu cartão MedInCórpore para facilitar a manutenção da sua saúde.