- 22/10/2021
- Posted by: Incórpore Centro Médico
- Category: Blog
Autoexame
A campanha de combate ao câncer de mama, Outubro Rosa, reforça a importância do diagnóstico precoce da doença para que as possibilidades de cura sejam maiores e possa ser realizado tratamento menos agressivo.
Estima-se que aproximadamente 80% dos casos são descobertos pelas próprias mulheres, mostrando o por que é fundamental fazer o autoexame da mama corretamente e fazer desse cuidado um hábito.
O risco de desenvolvimento da neoplasia é menos comum em mulheres de até 35 anos, mas acima dessa faixa etária essa possibilidade aumenta com o avanço da idade, principalmente depois dos 50 anos.
O autoexame é uma das formas de prevenção que proporcionam a mulher conhecimento do próprio corpo, a possibilidade de identificar o surgimento de nódulos nas mamas e o diagnóstico precoce do câncer.
Especialistas indicam o autoexame para todas as mulheres a partir dos 20 anos, e que façam 7 dias após o início da menstruação, pois antes ou depois desse período as mamas podem ficar inchadas. Para as mulheres que estão na menopausa, é recomendado escolher uma data fixa todos os meses.
Como fazer o autoexame
Há 3 etapas para a realização do autoexame: observação em frente ao espelho, apalpação em pé no banho e apalpação deitada.
1- Em frente ao espelho, sem blusa e sem sutiã, a mulher deve verificar:
- o tamanho, o formato e o contorno das mamas;
- se há alterações na pele da mama, na aréola ou no mamilo;
- se o sutiã deixa marcas em apenas uma das mamas, indicando inchaço.
Com os braços soltos ao lado do corpo, observar novamente as mamas, erguer os braços e observar se há alterações.
2- Apalpação em pé no banho
- Com a coluna ereta, coloque a mão esquerda atrás da nuca, com o cotovelo apontado para cima e deslize a mão direita pela mama esquerda, apalpando-a com a ponta dos dedos;
- Faça movimentos circulares com firmeza, sem causar desconforto ou dores, começando pela região da axila e seguindo em direção ao mamilo;
- Durante este movimento, verifique se há regiões mais densas ou caroços;
- Faça os mesmos movimentos circulares na região das axilas, para verificar se há algum nódulo palpável;
- Pressione com cuidado o mamilo e veja se há saída de líquido de origem desconhecida;
- Troque a posição dos braços, colocando a mão direita na nuca, e repita o passo a passo desta etapa.
3- Apalpação deitada na cama
- Deitada na cama, coloque um travesseiro fino embaixo do ombro esquerdo e deixe a mão esquerda atrás da cabeça;
- Com a mão direita, apalpe a mama esquerda e faça movimentos circulares com a ponta dos dedos, observando se tem alguma anormalidades;
- Coloque o travesseiro embaixo do ombro direito e repita os passos com a outra mama.
Essas etapas são indicadas, porque a mama se movimenta junto com o corpo, e assim evita-se que uma anormalidade passe despercebida em determinada posição.
Exames de mama
Outra forma de combater e diagnosticar precocemente o câncer de mama é a realização de exames de imagem como a mamografia.
Recomenda-se que mulheres com histórico familiar da doença façam a mamografia, anualmente, a partir dos 35 anos. Já as mulheres que não possuem casos na família, devem fazer o exame a cada dois anos a partir dos 50 anos de idade.
Tipos de exames de mama
- Mamografia bilateral: são realizadas duas incidências em cada mama.
- Ecografia mamária: é um exame que não usa radiação e é indicado para mulheres jovens e grávidas.
- Mamografia digital: a diferença entre a mamografia digital e a convencional é que após a radiografia, o aparelho digital transforma a radiação em um sinal elétrico e o envia as imagens para um computador.
Cuide da sua saúde e previna-se contra o câncer de mama. A Clínica Incórpore conta com um corpo clínico especializado na saúde da mulher e em exames que ajudam a diagnosticar precocemente a doença.
Agende sua consulta através do nosso site, telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.