fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Vacina da Gripe

Ventos frios e chuvas repentinas sempre nos pegam desprevenidos no outono. E é nessa estação que os sintomas dos resfriados começam a aparecer.  O vírus da gripe AH1N1, que surgiu em 2009, no México, ainda circula no mundo inteiro, mas é pouco provável a ocorrência de epidemias, como a pandemia de 2009, quando o Brasil registrou 2.060 óbitos. Em agosto de 2010, com base nos dados epidemiológicos, a Organização Mundial da saúde declarou a pandemia como encerrada. Entretanto, continuam ocorrendo casos e pode haver surtos localizados.

 

Muitas pessoas já estão protegidas contra o vírus AH1N1,seja porque tiveram a infecção natural desde 2009 ( estima-se até  que 30% da população pode ter tido a influenza pelo subtipo AH1N1 em 2009) ou porque se vacinaram na campanha de vacinação realizada pelo Ministério da Saúde em 2012. Desde 2010, 0 Ministério da saúde, vem realizando campanhas de vacinação contra influenza que protegem do vírus AH1N1 ( 2009).

Fonte: www.portalsaude.saude.gov.br

 

A vacina consiste num estímulo ao sistema imunológico responsável pela proteção do nosso organismo. Sempre que um vírus ou bactéria invade o corpo o sistema imunológico entra em ação para impedir danos à saúde. A vacina é uma forma segura e eficaz de levar o sistema imunológico a desenvolver defesas contra determinadas doenças sem que isso represente contaminação. A vacina deve ser tomada antes da temporada da influenza, o que geralmente ocorre no inverno, e logo que a vacina se torna disponível. Assim, normalmente, é aconselhável a vacinação no outono.  Devido à curta duração aproximadamente 1 ano  e à possibilidade de mudança da composição, deve-se tomar a vacina da gripe anualmente.

 

Orientações que a população deve seguir para prevenção:

– higienizar as mãos com freqüência;

– utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

– higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

– evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

– ventilar os ambientes

– vacinar-se

 

Para maiores informações sobre a vacinação da gripe, entre em contato conosco.

Proteja-se, a sua saúde agradece!