fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Vacina já: pandemias na história

A humanidade já passou por grandes crises sanitárias. A princípio, a pandemia de Covid-19 que o planeta enfrenta agora começa a apresentar sinais de contenção, graças à vacina. Porém, ainda é importante lembrar que essa doença já fez mais de 3 milhões de vítimas desde 11 de janeiro de 2020, em Wuhan, na China.

Uma pandemia é caracterizada por uma elevação rápida de contágio de uma doença e em grandes regiões demográficas. Ela pode acontecer em vários continentes ou no mundo todo, como é o caso da atual pandemia do coronavírus.

Entretanto, alternativas são apontadas para diminuir o aumento de pessoas infectadas. Não é de hoje que o isolamento social e a quarentena são soluções eficazes. Quase 700 anos atrás, um surto devastador de peste bubônica na Itália medieval trouxe a necessidade de implementar algumas das primeiras medidas anticontagiosas do mundo.

Autoridades municipais da época decidiram por medidas emergenciais de saúde pública: a prática do distanciamento social e a desinfecção de superfícies. Assim, a doença foi contida, embora tenha vitimado entre 75 e 200 milhões de pessoas.

Contudo, foi só na virada do século 19 para o século 20 em que começaram a ser produzidas em massa as primeiras vacinas. A invenção é atribuída ao naturalista e médico Edward Jenner que, em 1796, desenvolveu uma vacina contra a varíola. Essa doença só foi erradicada em 1980 por causa de uma grande campanha sobre a importância da vacinação.

Superando pandemias

Conhecida desde 500 a.C., a raiva era transmitida por mordidas ou arranhões de animais infectados. Todavia, apenas em 1884 é que Louis Pasteur e Émile Roux criaram a vacina antirrábica.

A difteria, causada por uma bactéria transmitida pelo ar, foi uma das doenças mais predominantes na história da humanidade. A vacina foi desenvolvida em 1923 e hoje é aplicada como “vacina tríplice bacteriana”, que cria a imunidade contra tétano, difteria e coqueluche.

Com cerca de 1,6 milhão de mortes por ano, a tuberculose ainda acomete a população do planeta. Como resultado, a doença ganhou a fama de “mal do século”, entre o final do século 19 e início do século 20. Hoje, a imunização em humanos acontece pela vacina BCG, que também é uma importante ferramenta na prevenção da hanseníase.

Prevenir é a chave

Historicamente, podemos perceber que a contenção de doenças acontece com um esforço mútuo de todas as pessoas. Ainda hoje, é preciso reforçar a importância da vacinação e da prevenção.

Com o número de casos de infecção por Covid-19 aumentando novamente, lembramos que ainda é preciso manter o distanciamento físico. Também é de extrema necessidade verificar sintomas irregulares com seu médico de confiança.

Enfim, se você está com febre, tosse seca, coriza ou sentindo dores de cabeça além do normal, fale conosco.

A InCórpore presta atendimento humanizado em cada consulta, levando aos pacientes toda segurança em qualquer época da vida. Entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou pelo WhatsApp (41) 99828-1051 e, se preferir, agende uma consulta por telemedicina.

Estamos aqui para encontrar a melhor alternativa para o seu caso.