fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Atividades físicas na terceira idade

Sempre que o corpo manifesta sinais de cansaço é necessário perguntar: o que estou fazendo para aumentar minha disposição? As atividades físicas são fundamentais para pessoas de todas as faixas etárias e revelam inúmeros benefícios, especialmente na terceira idade. Então, para envelhecer com saúde, alguns hábitos podem ser retomados e até intensificados.

Se você costuma caminhar alguns minutos por dia, talvez seja o caso de apressar um pouco o passo. Segundo estudo feito pela Universidade Estadual Humboldt e pela Universidade do Colorado, a corrida apresenta maiores rendimentos ao corpo, como benefícios equivalentes à prática do ciclismo.

Aumentar um pouco a intensidade na hora da caminhada, incluir ladeiras ou caminhar mais algumas quadras pode melhorar o seu bem-estar. No entanto, antes de adaptar sua rotina de exercícios é sempre bom verificar com seu médico como está sua saúde.

Um check-up sinaliza onde devemos melhorar e quais cuidados merecem maior atenção.

Terceira idade cheia de vigor

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) ressalta a importância da prática de exercícios físicos para pessoas de todas as idades, já que os exercícios melhoram a qualidade de vida e o envelhecimento ativo.

Os benefícios em manter uma rotina de exercícios reforçam o sistema imunológico, melhoram a saúde cardiovascular, respiratória e até diminuem o estresse. Além dessas vantagens, o corpo ainda ganha com o aumento da resistência, coordenação motora e maior disposição para as tarefas do dia.

Para um envelhecimento saudável, é recomendado variar as atividades físicas ou aumentar um pouco o ritmo. É sabido que o sedentarismo é tão prejudicial quanto o tabagismo, diminuindo a longevidade e qualidade da saúde. Portanto, é bom estar em movimento!

Encontrar a combinação ideal de exercícios pode parecer difícil, mas é possível. Atividades como natação, dança, musculação ou pilates rendem benefícios imensos ao corpo e influenciam positivamente na autoestima.

Dentro de casa, vale afastar os móveis e pular corda, ou até começar uma série de alongamentos diários. São atividades que liberam hormônios como endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de prazer. Comece devagar, mas sempre com a permissão do seu médico.

Assim, com ajuda especializada e as orientações certas, você pode encontrar o tipo ideal de atividade física.

A InCórpore presta atendimento humanizado em cada consulta, levando aos pacientes toda segurança em qualquer época da vida.

Se você busca aumentar sua disposição e a qualidade da sua saúde, converse conosco! Estamos disponíveis para encontrar a melhor alternativa para o seu caso. Entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou pelo WhatsApp (41) 99828-1051.