fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Acupuntura: o que é e como pode contribuir nos cuidados com a saúde?

A acupuntura é uma terapia milenar chinesa feita com a aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo com o objetivo de tratar e prevenir doenças, promovendo saúde e qualidade de vida. 

Embora a acupuntura exista há cerca de dois mil anos, somente em 1995 foi reconhecida como uma especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil, quando foi permitido sua utilização de forma complementar a tratamentos clínicos com orientação médica. 

Entre as doenças que podem ser tratadas com acupuntura estão a sinusite, asma, enxaqueca e artrite. A acupunturista da InCórpore Centro Médico, Dra. Lorena Sant’Ana, explica como as agulhas atuam no organismo.

“As agulhas estimulam as terminações nervosas que temos na pele e em outros tecidos, mandando mensagens ao cérebro e desencadeando no corpo efeitos analgésicos ou anti-inflamatórios”. 

A acupuntura pode ser usada também para reforçar o sistema imunológico, no tratamento de doenças e distúrbios emocionais como ansiedade, estresse e depressão, além de ser uma grande aliada em casos de doenças mais graves como câncer. 

“No caso de doenças como o câncer, a acupuntura ajuda a reduzir as dores, o estresse e outros sintomas físicos que desgastam o organismo. Assim, a acupuntura somada aos medicamentos atua para que o tratamento seja mais assertivo e a doença menos agressiva”, comenta a Dra. Lorena Sant’Ana. 

Qualquer pessoa pode se tratar com acupuntura?

Sim! Qualquer pessoa pode fazer um tratamento com acupuntura, independente de idade, estando doente ou não. No caso das crianças, que geralmente têm medo de agulhas, há a alternativa de utilizar o laser.

“A acupuntura pode ser benéfica também para as gestantes, ajudando na redução das variações hormonais, no alívio das dores nas costas e no desconforto causado pelo peso da barriga”, lembra a acupunturista. 

Como é o tratamento?  

No início da consulta, o especialista em acupuntura conversa sobre os sintomas, possíveis causas e o tratamento clínico que está sendo adotado. A partir disso, os pontos onde as agulhas devem ser aplicadas são definidos. A aplicação pode durar de 15 minutos a 25 minutos.

“É muito importante ressaltar que para atuar como acupunturista é preciso ter formação na área, as agulhas devem ser descartáveis e jamais podem ser reutilizadas”, alerta a Dra Lorena. 

Acupunturista em Curitiba

Se você tem interesse em se tratar com acupuntura ou conhece alguém que está buscando esse tratamento, agende uma consulta ou indique a InCórpore Centro Médico. 

Com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida aos nossos clientes, contamos com a expertise da Dra. Lorena Sant’Anna em nosso quadro de especialistas da saúde, além de salas de exames e estacionamento próprio. 

Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre os serviços da InCórpore e dicas para cuidar da sua saúde.