fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Como fortalecer a imunidade no inverno?

Variações climáticas, além de baixas temperaturas, afetam significativamente a saúde, possibilitando o surgimento de resfriados e gripe. Por isso, reforçar a imunidade é uma das melhores formas de evitar que o corpo sofra com os sintomas desse tipo de infecção e doença.

Em períodos frios, é de suma importância evitar doenças. Mas você sabe como fortalecer a imunidade no inverno? Descubra neste post!

Manter uma alimentação adequada

Uma das principais fontes de energia e responsáveis pelo fortalecimento da saúde é a alimentação. Isso ocorre, pois todos os componentes absorvidos pelo corpo são transportados para as células de variados sistemas, como o imunológico. Assim, é recomendado consumir frutas, verduras, legumes e produtos naturais (orgânicos são ainda mais eficientes), além de evitar comidas processadas, com conservantes e corantes artificiais.

Dormir o suficiente

As horas de sono devem ser preservadas diariamente, pois além de restaurarem a energia e descansar o corpo, são essenciais para a recuperação física e mental do indivíduo. Por isso, quando não se dorme o mínimo necessário (geralmente mulheres  adultas precisam de 8h, e homens cerca de 6h), as funções biológicas podem ser comprometidas, além de haver fadiga, falta de concentração e irritabilidade. Esse conjunto de consequências pode impactar no funcionamento do corpo, alimentação e saúde, prejudicando a imunidade.

Fazer exercícios físicos

Exercícios físicos movimentam o corpo, aumentam a frequência cardíaca, estimulam as funções cerebrais, também fortalecendo os músculos. Além do mais, melhoram a oxigenação, trazem bem estar e contribuem para a qualidade de vida, que são fundamentais para uma boa saúde.

Evitar exposição ao frio e à chuva sem proteção

Proteger o corpo adequadamente e evitar exposição ao frio e à chuva é essencial para quem deseja evitar resfriados e gripes. Assim, recomenda-se utilizar tecidos que aquecem significativamente, como poliéster, veludo e nylon. E em dias de chuva, é indicado proteger o corpo – principalmente os pés – com materiais grossos e impermeáveis.

Hidratar-se corretamente

O consumo de água regular é fundamental para a absorção de nutrientes, minerais, além de restauração do equilíbrio e desintoxicação do corpo, afetando diretamente no sistema imunológico. E em casos onde há gripe, é ainda mais importante manter a hidratação, uma vez que o corpo torna-se mais vulnerável e depende de mais minerais para se reestabelecer.

Consumir produtos ricos em nutrientes

Além de alimentos saudáveis como frutas e legumes, investir em produtos ricos em nutrientes como chás e kombuchas (derivado do chá verde ou preto, é resultado da fermentação que ocorre a partir do cultivo de bactérias e leveduras benéficas) é uma ótima forma de complementar a alimentação. Contudo, caso haja a necessidade de seguir uma dieta direcionada ou garantia de uma alimentação adequada, recomenda-se procurar um nutricionista experiente e de confiança.

Conclusão

Cuidar da saúde, principalmente durante o inverno e épocas frias, é de grande importância, uma vez que diariamente o corpo é exposto a inúmeras infecções e doenças. Por essa razão, quanto mais forte a imunidade, menores as chances de ser acometido por qualquer doença. Também é recomendado tomar vacinas, vacina para gripe.

Além disso, principalmente durante a pandemia de COVID-19, é preciso redobrar os cuidados e usar máscaras, evitar aglomerações, tocar em pessoas e manter as mãos higienizadas com água e sabão, ou álcool 70%.