fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Como melhorar de uma intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar é uma experiência desagradável que ninguém quer passar, mas infelizmente, pode acontecer com qualquer pessoa. Pode deixar você enjoado, exausto e incapaz de comer qualquer coisa. 

Existem algumas dicas e truques simples que você pode usar para melhorar a intoxicação alimentar de forma rápida e segura, e que abordamos a seguir para  ajudá-lo a se recuperar rapidamente. 

Estas dicas incluem manter-se hidratado, ter um bom descanso, comer alimentos sem gordura (evitando aqueles que são fritos, gordurosos e processados), e diminuir o uso de produtos lácteos. 

Seguindo estas indicações, você pode se certificar de melhorar da intoxicação alimentar num piscar de olhos.

Definição de intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar é uma infecção bacteriana causada pela ingestão de alimentos contaminados. Na maioria das vezes, ela surge por conta de determinados tipos de bactérias, que podem ser Clostridium, Escherichia Coli, Rotavírus, Salmonella, Shigella e Staphylococcus.

Estas bactérias podem ser encontradas no ambiente, em alimentos crus e em carnes. Como é difícil matar essas bactérias, é preciso evitar que elas cheguem até o alimento. 

Assim sendo, ao ingerir alimentos contaminados, as bactérias entram em seu corpo pela boca e pelo sistema digestivo. A partir daí, podem causar intoxicação e prejudicar seus órgãos. 

A intoxicação alimentar pode acontecer quando os alimentos não são preparados e armazenados adequadamente, ou seja, quando você não limpa suas ferramentas e superfícies de cozinha do modo certo, ou quando está ao redor de alguém doente.

Ao ficar exposto à intoxicação alimentar, é importante saber como tratá-la. Ela é ainda mais perigosa para pessoas com sistemas imunológicos fracos. 

Causas de intoxicação alimentar

Existem alguns fatores diferentes que podem causar intoxicações alimentares. O primeiro é a bactéria. Quando elas não são retiradas adequadamente dos alimentos ou das superfícies, elas podem se proliferar. Isso ocorre especialmente quando nos deparamos com uma carne mal cozida. 

É importante preparar e realizar um bom cozimento da carne crua, para evitar a proliferação das bactérias e parasitas que podem se encontrar presentes ali. Há também alguns fatores no ambiente que causam as intoxicações, como locais que armazenam ou preparam alimentos, como restaurantes e lanchonetes, e que podem ser propensos a deixar entrar essas bactérias, sem os cuidados necessários.

Sinais e sintomas de intoxicação alimentar

Os sinais e sintomas de intoxicação alimentar podem variar de pessoa para pessoa. Entretanto, há alguns indícios comuns de que você pode ter intoxicação alimentar, sendo eles:

Náusea e vômito

O sinal mais comum de intoxicação alimentar é a náusea. Você pode sentir-se mal do estômago, ter dor de cabeça e vontade de vomitar. Isto pode fazer com que perca água e nutrientes de seu corpo, por isso é importante manter-se hidratado e comer alimentos ricos em proteínas.

Cólicas estomacais

As cólicas podem acontecer junto com as náuseas e vômitos, também sendo um sinal de que seu estômago está lutando para processar as bactérias.

Diarréia

A diarréia é outro sinal comum de intoxicação alimentar. Ela pode acontecer junto com náuseas, vômitos e cólicas estomacais. Você pode notar as fezes aquosas ou soltas.

Como se proteger da intoxicação

Hidrate-se

Uma das coisas mais importantes que se pode fazer quando se tem uma intoxicação alimentar é beber muita água. Ela ajuda a expulsar as bactérias de seu corpo, levando você a se sentir rapidamente melhor. Além disso, a água pode ajudá-lo a se manter hidratado, o que é importante quando se está vomitando. 

O vômito promove a diminuição de água e nutrientes de seu corpo. Se você não beber água suficiente, pode ficar desidratado, desenvolvendo sintomas de cansaço e fraqueza. A desidratação também pode tornar suas cólicas estomacais mais dolorosas. 

Ter um bom descanso

Quando você tem intoxicação alimentar, ter um bom descanso é uma das melhores coisas que se pode fazer. A exaustão pode piorar o seu estado. Quando descansamos o suficiente, impulsionamos o sistema imunológico a certificar-se de que pode combater as bactérias. 

Além disso, o descanso correto evita que a bactéria se espalhe para outras pessoas.

Desligue seu telefone, passe menos tempo na internet e evite interações sociais. Estas coisas podem drenar você e piorar a recuperação. 

Além de beber muita água, é importante manter uma boa dieta, comendo alimentos saudáveis e ricos em proteínas, pois eles ajudam você a se recuperar mais rapidamente.

Comer alimentos sem gordura

Alimentos gordurosos podem piorar as cólicas e a diarréia do estômago. Ao invés disso, você deve comer alimentos com baixo teor de gordura e alto teor de proteína. Alguns bons exemplos:

  • Ovos: são uma excelente fonte de proteína e possuem um teor relativamente baixo de gordura;
  • Iogurte: outra fonte de proteína, sendo ótimo para seu sistema digestivo;
  • Farinha de aveia: a farinha de aveia fornece toneladas de proteína para o seu corpo.

Evite alimentos fritos, gordurosos e processados

Quando você tem intoxicação alimentar, é melhor evitar comer alimentos fritos, gordurosos e processados. Estes alimentos tendem a ter muito óleo, o que pode sobrecarregar seu sistema digestivo. Eles também são ricos em gordura, o que pode piorar suas cólicas estomacais e diarreia. 

Já os alimentos processados possuem conservantes e podem adoecer-lo mais rápido. Ao invés disso, coma alimentos inteiros como frutas, vegetais e carnes magras, que possuem menos produtos químicos, têm melhor sabor e são melhores para o seu corpo.

Evitar produtos lácteos

Os laticínios às vezes podem causar gás e inchaço, levando ao aumento das cólicas estomacais. 

Outros alimentos bons para comer quando se tem uma intoxicação alimentar incluem:

  • Vegetais verdes: estão cheios de nutrientes e podem ajudar você a se recuperar mais rapidamente;
  • Grãos inteiros: fornecem energia quando você não se sente bem, e são fáceis de digerir.

Tomar medicamentos de venda livre

Os medicamentos de venda livre podem ajudá-lo a se sentir melhor, evitando o avanço da doença. 

Não deixe de visitar seu médico. Ele pode recomendar alguns remédios e testes, proporcionando um tratamento rápido e diminuindo as chances de que a bactéria se propague a outras pessoas.

Procure aconselhamento médico, se necessário

Se você não estiver sentindo melhoras depois de dois dias, é importante visitar seu médico e fazer o teste de bactérias. Isto o ajudará a se recuperar de forma rápida e eficiente, possibilitando a  obtenção dos antibióticos certos para tratar a intoxicação.

Nesse caso, conte com a Incórpore Centro Médico e procure um clínico geral para que o tratamento seja o mais positivo possível!

Agende consultas e exames baixando nosso aplicativo InCórpore Saúde disponível na (App Store e Play Store), pelo nosso WhatsApp ou se preferir pelo telefone (41) 3335-2624.