- 06/05/2020
- Posted by: admin
- Category: Sem categoria

A pandemia de coronavírus tem impactado diretamente no comportamento e no bem estar da população, uma vez que o isolamento social é uma das principais medidas de combate à propagação do vírus.
Assim, não só a rotina, mas também a realização de atividades como exercícios físicos tem sido afetada significativamente, inclusive nas práticas em ambientes abertos ou com aglomeração de pessoas. Por essa razão, surge a dúvida sobre como se exercitar mesmo durante a quarentena.
E nesse post, buscamos esclarecer essa dúvida. Confira!
Por que se exercitar?
São inúmeros os benefícios para a saúde do corpo e da mente que a atividade física pode gerar, sendo os principais:
- fortalecimento do sistema imunológico;
- redução do estresse;
- controle do peso;
- prevenção de doenças;
- melhora do bem estar e da qualidade de vida;
- aumento da expectativa de vida;
- fortalecimento do corpo (ossos, músculos, articulações).
Por isso, durante momentos estressantes como a pandemia, movimentar o corpo é altamente recomendado. Inclusive, os benefícios citados são resultado da produção de dopamina e serotonina (hormônios do prazer) que ocorrem após atividades como caminhada e ciclismo serem realizadas. Assim, os níveis de cortisol são controlados, evitando que o corpo fique tenso e sofra com doenças como a ansiedade.
Entretanto, devido ao risco de contágio do coronavírus, a prática de exercícios tem sido restrita, gerando frustração nos praticantes assíduos.
É arriscado praticar exercícios na rua?
Entre especialistas da saúde, a discussão sobre a prática de exercícios em locais públicos durante a quarentena continua. Isso ocorre, porque mesmo mantendo todas as recomendações de higiene e distanciamento, o contágio pode ocorrer, seja por compartilhamento de locais ou até mesmo imprevistos (como alguém esbarrar, por exemplo).
Então, considerando esses pontos, é correto afirmar que fazer exercícios na rua gera riscos. Contudo, recorrer a aulas online e à própria casa pode ser uma alternativa mais segura, mesmo que não seja equivalente as práticas rotineiras.
Principais cuidados para a prática de atividades físicas
É inegável a importância de exercitar o corpo, mas devido à situação da saúde mundialmente, torna-se extremamente necessário tomar medidas para prevenir que doenças contagiosas se espalhem.
Por esse motivo, embora seja um debate constante se a prática em lugares públicos é recomendável, independente do resultado da discussão, é preciso tomar alguns cuidados. E entre os principais, estão:
- não se exercitar em grupo;
- evitar aglomerações;
- usar máscara;
- manter distância de 2 metros ou mais de outras pessoas;
- praticar a atividade durante o mínimo de tempo possível;
- lavar as mãos antes de sair e ao chegar em casa ou usar álcool em gel 70 %;
- não compartilhar objetos (garrafas, roupas, equipamentos).
Também é importante lembrar que pessoas do grupo de risco não devem se expor em lugares abertos ou aglomerações, independente da atividade.
Conclusão
Manter a realização de atividades físicas tem sido um grande desafio, principalmente devido à necessidade de manter o isolamento como prevenção. Entretanto, um longo período sem movimentar o corpo pode acarretar em doenças, assim como agravar quadros de doenças mentais e físicas.
Por isso, muitas pessoas têm buscado continuar a prática ao ar livre, mesmo sendo arriscado. Então, considerando esse cenário, embora o ideal seja exercitar-se somente em casa, caso haja a prática em público, é preciso manter cuidados preventivos.