fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Diabetes: conheça o inimigo silencioso

A diabetes é grave e não apresenta sintomas no início. Por isso é tão importante se prevenir para evitar essa doença, que já atinge cerca de 10% dos brasileiros

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada cinco segundos uma pessoa contrai o diabetes. Essa doença é consequência de excesso de açúcar no sangue, a chamada hiperglicemia. No nosso dia a dia consumimos muitos alimentos que se tornam glicose – substância que ajuda a dar energia para o organismo – e para que esse açúcar seja integrado às células, é preciso que a insulina – hormônio produzido pelo pâncreas – entre em ação. Quando o açúcar entra em excesso ou a insulina é produzida em baixos níveis temos a diabetes.

Existem algumas complicações que podem acontecer no organismo devido ao aumento dos níveis de glicose no sangue. 

  • O diabetes é a principal causa de cegueira e amputação de membros inferiores, além de insuficiência renal;
  • 40% de todas as pessoas que fazem hemodiálise são diabéticas;
  • A doença ainda pode acarretar problemas cardiovasculares, como infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e entupimento das artérias. 
  • E também potencializar outros, como pressão alta e colesterol.

Diferentes fatores influenciam para o desenvolvimento da diabetes, entre eles estão: genético, quando um parente também já teve a doença, sedentarismo e até peso acima do ideal para altura e idade. Por isso, levar uma vida saudável com alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente, é essencial. Conheça os tipos de diabetes e como se prevenir dessa doença:

Tipos de diabetes

Existem mais de 30 tipos diferentes de doenças que podem acontecer devido a hiperglicemia, as mais comuns são: diabetes tipo 1, tipo 2 (cerca de 90% dos casos) e gestacional.

O diabetes tipo 2 acontece quando o corpo tem dificuldade para processar a insulina, ou não produz em quantidade suficiente para equilibrar o açúcar que está sendo consumido. É esse tipo que acarreta mais prejuízos para a saúde, com aumento das chances de infarto e outros problemas cardiovasculares.

Já o diabetes tipo 1 é um pouco mais rara e tende a atingir crianças e adolescentes. Nesse caso, é uma doença autoimune, ou seja, o próprio organismo se confunde e ataca células saudáveis do organismo, que ficam no pâncreas. Isso faz com que o nível de glicose aumente, desenvolvendo a diabetes.

A diabetes gestacional atinge as mulheres grávidas. Ela ocorre porque a placenta produz hormônios que acabam indo contra a insulina, de forma semelhante a diabetes tipo 1.  Com os cuidados corretos é possível melhorar os níveis de glicose até o nascimento da criança, mas se não for tratada pode evoluir para diabetes tipo 2.

Outra forma dessa doença é a pré-diabetes, que é quando os níveis de açúcar no sangue estão altos, mas não o bastante para ser diagnosticado o tipo 2. Mesmo sendo em fase inicial, não há como regressar a doença, apenas controlar para que não evolua.

As diabetes tipo 1 e 2 não tem cura, apenas maneiras para controlar a glicemia, com remédios, aplicação direta de insulina e outras medidas para controle de peso, pressão e colesterol. Mas, mesmo quem conta com predisposição genética, pode prevenir a diabetes, com algumas mudanças de hábito.

Confira a palavra da nossa especialista, Drª. Claudia Pinheiro Sanches Rocha:

Prevenção da diabetes

Pode levar anos para um pessoa descobrir que tem diabetes, já que a doença não apresenta nenhum sintoma em seus estágios iniciais. 

Para evitar a diabetes é preciso prestar atenção para alguns fatores de risco, como excesso de peso, alimentação inadequada, histórico familiar e sedentarismo. Uma vida saudável pode dificultar o aparecimento da diabetes.

Faça alguns ajustes na sua rotina, com atenção para uma alimentação mais variada e equilibrada, adicione (ou aumente) saladas, legumes e grãos a sua dieta e também pratique exercícios físicos regularmente. Dessa forma, é possível ajustar os níveis de glicose na corrente sanguínea, prevenindo a diabetes e ainda outras doenças cardiovasculares. Afinal, quando ela está em nível avançado o controle da glicose se torna mais difícil.

Lembramos que os cuidados com alimentação vão além da atenção com os doces propriamente ditos. Arroz branco, pães e outras massas, são compostos por carboidratos, que se tornam glicose dentro do organismo e até mesmo as proteínas que ingerimos precisam da insulina para serem quebrados. Portanto, prefira sempre alimentos mais naturais e evite os industrializados.

Para saber se o seu nível de glicose está normalizado, consulte regularmente o médico endocrinologista. Você encontra especialistas para tratar da sua saúde de forma completa aqui na Incórpore Centro Médico. Temos mais de 27 anos de história, com atendimento humanizado e total atenção para a prevenção de doenças. 

Se precisar marcar uma consulta, entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.