fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Hidratante e protetor solar: qual usar primeiro?

Não é segredo que hidratante e protetor solar são componentes chave para uma rotina eficaz de cuidados com a pele. Mas muitas pessoas não conhecem a melhor ordem de aplicação. 

Para ter certeza de que você está tirando o máximo proveito de sua rotina de cuidados com a pele, é importante entender qual produto deve ser aplicado primeiro: hidratante ou protetor solar? 

Nosso blog lhe fornecerá todas as informações necessárias para ter certeza de que você está usando o produto certo, na ordem certa. Com este conhecimento, será possível conquistar a proteção de sua pele contra os raios nocivos do sol, mantendo hidratada e saudável. 

Continue lendo para descobrir qual produto usar primeiro e por que é importante manter os cuidados com a pele.

Importância dos cuidados com a pele

O principal objetivo dos cuidados com a pele é protegê-la e hidratá-la, ao mesmo tempo em que retarda os efeitos do envelhecimento. 

Isto pode ser feito através do uso de cremes hidratantes e loções, evitando que a pele perca seus óleos e minerais naturais. Eles também protegem, ao absorver os raios UV prejudiciais e evitando a desidratação. 

Quando se trata de cuidados com a pele, hidratante e protetor solar são dois produtos que não podemos viver sem. 

O que é hidratante?

A hidratação é o processo de afundar água e nutrientes em sua pele, através da aplicação de um hidratante. Ele cria uma barreira de proteção, ideal para evitar que agentes externos prejudiquem a pele.

Esta barreira pode ser feita com ingredientes como água, óleos e certos polímeros. Como a hidratação de sua pele é tão importante, recomenda-se a aplicação duas vezes ao dia: uma de manhã e outra antes de dormir. 

Além de hidratar a pele, a hidratação tem muitos outros benefícios. Pode ajudar a reduzir a vermelhidão e irritação, melhorando até mesmo a textura da pele.

O que é protetor solar?

O protetor solar é um produto de cuidado da pele que a protege dos raios UV emitidos pelo sol. É uma parte extremamente importante de qualquer rotina de cuidado com a pele. O protetor solar é classificado em uma escala de FPS, ou Fator de Proteção Solar. 

É importante observar que esta classificação não é uma medida de proteção total, mas sim quanto tempo você pode permanecer ao sol antes de pegar uma queimadura solar. Esse produto é o mais eficaz para proteger sua pele dos danos causados pelos raios solares, e deve ser aplicado, pelo menos, vinte minutos antes de sair. 

Basta seguir as instruções e avisos impressos no rótulo do protetor. Além de evitar danos causados pelo sol, o protetor solar também pode prevenir rugas, envelhecimento da pele e até mesmo câncer de pele.

Benefícios do uso de hidratante e do protetor solar

  • Protege sua pele dos raios UV;
  • Bom para todos os tipos de pele; 
  • Pode reduzir a aparência de linhas finas e rugas;
  • Pode hidratar sua pele e mantê-la saudável;
  • Pode melhorar a textura e o tônus de sua pele;
  • Protege sua pele de poluentes ambientais; 
  • Ajuda a prevenir a desidratação;
  • Pode prevenir danos à pele.

Os riscos de não usar hidratante

Se você não usar um hidratante, sua pele pode secar e parecer desidratada. Isto pode levar a uma textura escamosa e com coceira, assim como manchas ásperas no rosto. A pele seca também pode levar a linhas finas e rugas que aparecem muito mais cedo do que o normal. 

Quando sua pele está seca, ela se torna mais suscetível a poluentes externos. Eles podem danificar sua pele e, até mesmo, levar a pequenas quebras. Se você não hidratar sua pele, corre o risco de que ela fique vermelha e irritada, levando-a a parecer muito mais velha e insalubre.

Os riscos de não usar protetor solar

Se você não usar protetor solar, sua pele pode ser severamente danificada pelos raios UV do sol. Isto leva ao envelhecimento prematuro e até mesmo ao câncer de pele. 

Embora rugas, manchas de idade e pele áspera estejam todas comumente associadas ao envelhecimento, estes são apenas alguns dos efeitos negativos da falta de uso do protetor solar. 

Sem o protetor, sua pele pode ser danificada e tornar-se muito mais fina. Isto potencializa o aparecimento de rugas e linhas finas. Além disso, danos à pele causados pelo sol podem causar descoloração e tom de pele irregular.

Qual produto você deve usar primeiro?

O hidratante deve ser aplicado antes do filtro solar, porque é mais fácil a sua absorção sobre uma camada de protetor, podendo ser aplicado sobre todo o rosto, enquanto o protetor solar precisa ser colocado em áreas específicas que estão mais expostas aos raios UV. 

Se você não aplicar o hidratante antes do protetor solar, pode acabar com uma camada de protetor muito espessa para ser absorvida adequadamente pela sua pele. Isto resulta em uma menor eficácia do protetor em relação à sua pele, podendo até causar o ressecamento da mesma.

Como aplicar hidratante e protetor solar

  • Primeiro, lave seu rosto com um produto de limpeza suave para remover sujeira, óleo e maquiagem do rosto;
  • Deixe seu rosto secar completamente antes de aplicar seus produtos de cuidado com a pele;
  • Você pode aplicar o hidratante com a mão ou com um algodão;
  • Se você estiver usando um protetor solar, aplique primeiro em seu rosto e depois aplique seu hidratante sobre ele.

Dicas para escolher os produtos certos

Quando se trata de escolher o hidratante e protetor solar certos, há algumas coisas que você precisa ter em mente. Primeiro, e mais óbvio, selecione um hidratante e um protetor solar adequados para o seu tipo de pele. 

Se você tem a pele seca, procure um hidratante rico em ácidos graxos e óleos. Se tem a pele oleosa, escolha um hidratante à base de água. Caso contrário, se a pele for mista, selecione um hidratante que contenha ácido hialurônico. 

Quanto ao protetor solar, certifique-se de escolher um que seja FPS 30 ou superior. Ele também deve ser de amplo espectro e resistente à água.

A InCórpore Centro Médico conta com mais de 37 especialidades médicas, entre elas a dermatologia para realizar o diagnóstico e os procedimentos para tratar as doenças. 

Não espere para cuidar da sua saúde, agende sua consulta ou exame pelo nosso aplicativo InCórpore Saúde disponível na (App Store e Play Store), pelo nosso WhatsApp ou se preferir pelo telefone (41) 3335-2624.