fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
A importância das vacinas

As vacinas são formas seguras e eficazes contra diversos agentes infecciosos e bacterianos. Secure addiitional information about book of ra online casino no deposit bonus. Saiba mais sobre a importância das vacinas atualmente

A vacina é uma das medidas mais eficazes para a prevenção de doenças, de forma individual e coletiva. Quem não se vacina acaba colocando não apenas a sua própria saúde em risco, mas também de outras pessoas – principalmente com quem tem contato direto, como amigos e familiares.

Grande parte das doenças que podem ser prevenidas pelas vacinas são transmitidas pelo contato com objetos contaminados, pela fala, tosse ou espirro do doente, que acaba expelindo pequenas gotículas com agentes infecciosos. Assim, quem está infectado pode levar a doença para outras pessoas que ainda não foram imunizadas.

O processo de vacinação conseguiu reduzir drasticamente a incidência de doenças que eram a causa de milhares de mortes anos atrás. Alguns exemplos são a coqueluche, o sarampo, a poliomielite e a rubéola. Isso porque atualmente mais de 90% das crianças são vacinadas contra essas patologias.

Ainda sim, mesmo sob controle nos dias atuais, essas doenças podem rapidamente voltar, caso as pessoas parem de se vacinar. A falta de vacinação tem se tornado um risco cada vez maior para a população, e tem acontecido com frequência, devido aos movimentos antivacina, que procuram negar as evidências e descobertas científicas em relação às doenças e desconstruir as autoridades médicas.

Entretanto, as vacinas são formas seguras e extremamente eficazes para prevenir inúmeras doenças, especialmente as infectocontagiosas.

Conheça os tipos de vacinas e quais as principais a serem tomadas por crianças e adultos:

Tipos de vacina

As vacinas são substâncias introduzidas no nosso organismo a fim de estimular uma reação do sistema imunológico, criando anticorpos e barreiras contra certas doenças. Elas preparam o organismo para caso um agente causador da doença entre em contato. Existem duas principais formas de imunização: vacina do tipo atenuada e vacina do tipo inativa.

A vacina do tipo atenuada apresenta em sua composição os organismos vivos causadores de enfermidades. Porém, esses organismos passam por mutações em laboratório para que fiquem enfraquecidos. Dessa forma, o agente causador mantém suas características, mas são incapazes de adoecer pessoas saudáveis. Com o agente dentro do organismo, a linha de defesa entende que precisa criar anticorpos contra aquela doença – aumentando a imunidade da pessoa vacinada. Alguns exemplos de vacina atenuada são as que combatem o sarampo, a rubéola, a caxumba e a febre amarela.

Por outro lado, as vacinas do tipo inativas apresentam apenas partes dos organismos, aqueles que não estão mais vivos. Como é o caso de proteínas do microrganismo, que podem ser capazes de induzir a produção de anticorpos sem de fato causar a doença. As principais vacinas do tipo inativa são contra Hepatite A e B, Meningite, Raiva, Febre Tifóide e Cólera.

Dr. Daniel fala mais sobre vacinas para gestantes

Vacinas para crianças e adultos

No Brasil temos um calendário nacional de vacinação, que inclui todas as fases da vida. São 19 vacinas para mais de 20 doenças.

Logo após o nascimento, a criança já deve começar a ser imunizada. Esse processo é essencial durante os primeiros anos de vida, garantindo o crescimento saudável da criança, protegendo-a de diversas doenças e patologias.

Em um recém-nascido as vacinas recomendadas são a BCG, contra a tuberculose – que deve ser aplicada em uma única dose antes do primeiro mês de vida, e a vacina contra Hepatite B, aplicada em três doses, ao nascer, no primeiro mês de vida e a última com seis meses de idade.

Já para os adultos, entre 20 e 50 anos, são recomendadas as vacinas contra Febre amarela, Hepatite A, Varicela, Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e a Tríplice bacteriana (contra difteria, tétano e coqueluche).

Adultos que não possuem mais o cartão de vacinação devem tomar as doses seguindo as recomendações por faixa etária.

Nós preparamos um material especial com cuidados para a sua saúde física e mental durante esse período de pandemia.  Faça o download gratuito agora mesmo:

Vacinas são seguras

As vacinas disponíveis no Brasil são legalizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Muitas são distribuídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outras estão disponíveis em clínicas privadas.

 

Na nova sede da Incórpore Centro Médico você poderá se vacinar contra diversas doenças. Ainda estamos atendendo na clínica na Av. Cândido Hartmann, 510 Esquina com a R. Martin Afonso. Também temos a opção de consultar via teleatendimento. Aqui você encontra mais de 30 especialidades clínicas à sua disposição

Agende sua consulta através do nosso site, telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.



Deixe um comentário