fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Inverno: principais doenças da estação e como se prevenir

O inverno está chegando, junto com muito frio e baixa umidade do ar. Saiba quais as doenças mais comuns da estação e como se prevenir!

Dia 21 de junho começa oficialmente o inverno! Aos poucos, os casacos vão saindo novamente do armário para enfrentar a baixas temperaturas que os meses de junho e julho reservam. E, além do frio, é normal que algumas doenças também marquem presença durante o inverno.

O ar frio, a baixa umidade, contato direto com ácaros em roupas que estavam guardadas e ambientes com ventilação reduzida, facilitam a transmissão de vírus e fungos. Por isso, durante o inverno, os casos das doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas tendem a aumentar.

Saiba tudo sobre as doenças mais comuns da estação e como se prevenir:

Gripe e resfriado

As infecções respiratórias são as mais comuns durante o outono e inverno, porque o ar frio e baixa umidade facilitam, e muito, a propagação de vírus, fungos e outros agentes causadores dessas doenças.

A gripe é causada pelo vírus influenza. Pode ser transmitido por meio de contato com secreção das vias respiratórias, eliminadas através da fala, tosse ou espirro de uma pessoa contaminada. Pode ocorrer também pelo toque de objetos contaminados. Seus principais sintomas são: febre, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dor muscular e dor nas articulações.

O resfriado é uma infecção respiratória, afetando o nariz e garganta, e pode ser causado por diferentes tipos de vírus. É bem semelhante a gripe, apresentando os mesmos sintomas de maneira mais leve. A maioria dos infectados leva entre 7 e 10 dias para se recuperarem.

Por serem duas doenças virais, a principal forma de prevenção é lavar as mãos frequentemente, evitar tocar o rosto (boca, nariz e olhos) e limpar superfícies que possam estar contaminadas.

Saiba mais sobre a gripe e o resfriado com a Dra. Cristiane Falate

Rinite e Sinusite

A rinite é um problema causado por uma alergia forte, que tende a piorar no período do frio. Respirar agentes alérgenos como poeira, mofo, pelos de animais e ácaros, pode desencadear os sintomas, que incluem coriza, espirros, irritação dos olhos e coceira no nariz e garganta. O único modo de prevenção é evitar contato com as substâncias que causam crises e, se necessário, tomar medicamentos antialérgicos – receitados pelo seu médico.

Já a sinusite, é uma inflamação, que pode ser causada por vírus ou bactérias, das mucosas do rosto, ao redor do nariz, que acontece quando alguma alteração impede o fluxo de secreção nessa área. Os principais sintomas incluem dor de cabeça, congestão nasal, coriza e, em alguns casos, febre e indisposição. Muitas vezes o tratamento acontece com a antibióticos, por isso é importante uma avaliação médica do quadro.

Criamos um material para você cuidar da saúde neste período de isolamento social. Faça download gratuito da nossa Cartilha da Quarentena agora mesmo:

Pneumonia

A pneumonia é uma infecção aguda que pode atingir os pulmões inteiros ou apenas em parte. Pode ser causada por vírus ou bactérias, e também pode ocorrer a partir de um resfriado que não foi bem cuidado. Seus principais sintomas são tosse com escarro, dor no tórax, febre alta, calafrios, suor e palidez. Para se prevenir, é importante evitar ambientes fechados e repousar – casos mais graves de pneumonia podem levar à morte. O tratamento pode incluir antibióticos e até mesmo internamento.

Leia também: quarentena: como manter a saúde em dia

Como evitar doenças de inverno

Uma das formas de se prevenir contra as doenças típicas da estação é evitando aglomerações e lugares pouco ventilados. Deixe sempre as janelas abertas para o ar circular, em casa e no trabalho.

Além disso, lembre-se de manter a hidratação nos dias mais frios. No frio é comum beber menos água, por isso leve sempre uma garrafa d’água com você – ver constantemente o objeto vai evitar que você esqueça de beber água durante o dia.

É importante também manter uma dieta saudável, com alimentação equilibrada, e também praticar exercícios físicos regularmente para fortalecer o seu sistema imunológico contra estas e outras doenças.

Se você já apresenta um quadro alérgico, consulte o médico otorrinolaringologista. Você encontra especialistas para tratar da sua saúde de forma completa aqui na Incórpore Centro Médico. Temos mais de 27 anos de história, com atendimento humanizado e total atenção para a prevenção de doenças.

 

Prezando pela saúde e segurança de todos os nossos pacientes e profissionais, estamos com uma nova modalidade de atendimento: as teleconsultas. Você pode agendar a sua pelo nosso site, telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051