fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Rinite alérgica: como prevenir e aliviar os sintomas

Os sintomas da rinite alérgica podem ser muito incômodos para quem sofre desta condição respiratória. Saiba como prevenir e aliviar os sintomas:

A rinite alérgica causa sintomas muito incômodos para cerca de 30% da população adulta do Brasil que sofre dessa condição respiratória. Espirros recorrentes, nariz entupido, olhos lacrimejando e coriza são alguns dos sintomas mais comuns da rinite, bastando apresentar apenas um deles para que o problema seja diagnosticado. Esse mal pode atrapalhar o sono e até mesmo a produtividade das pessoas.

É fácil entender porque a rinite causa tantos problemas. Ela consiste em uma inflamação das mucosas do nariz, que são como uma pele, que protege toda a área interna nasal. Pode ter origem infecciosa ou alérgica. A primeira é causada por fungos, vírus ou bactérias, a chamada rinite infecciosa. Já a rinite alérgica acontece devido a uma reação exagerada do sistema de defesa do organismo contra agentes alérgicos, como a poeira doméstica, ácaros e pólen.

O nariz é responsável pela proteção inicial contra substâncias tóxicas ou irritantes que podemos inalar durante o dia. O seu mecanismo de defesa é complexo, impedindo que esses agentes cheguem até o pulmão. Parte dessa defesa é feita através da congestão nasal, espirros e coriza – que impedem a passagem do agente agressor. São reações normais para todas as pessoas que entram em contato com substâncias tóxicas ou alérgicas, mas no caso da rinite, esse quadro é agravado.

As duas formas de rinite, infecciosa e alérgica, apresentam sintomas semelhantes, mas são tratadas de formas distintas. Por isso, é importante consultar um médico otorrinolaringologista para descobrir as causas da sua rinite antes de começar um tratamento.

Agora, mais do que nunca, é importante manter a saúde em dia contra as doenças respiratórias, pois a COVID-19 pode se tornar um fator agravante dessas patologias, entre a rinite alérgica, sinusite e também a bronquite asmática.

Diferença entre rinite e sinusite

Tome cuidado para não confundir a rinite com outra doença respiratória, a sinusite. Apesar dos sintomas serem semelhantes, a sinusite é uma inflamação que atinge as maçãs do rosto, além da região óssea do nariz e dos olhos. As cavidades do rosto podem entupir, prejudicando o fluxo natural do muco.

Uma forma de diferenciar as duas doenças, é que a sinusite apresenta um incômodo doloroso nas áreas atingidas, como nas maçãs do rosto e uma sensação de dor de cabeça, como uma pressão forte na parte da frente. Em caso de dúvida, consulte um médico otorrinolaringologista.

Saiba mais sobre outra doença respiratória que atinge vários brasileiros, a asma, com o Dr. Vitor Dias:

Como prevenir a rinite alérgica

O primeiro passo para prevenir a rinite alérgica, é descobrir o que está causando a alergia. Dessa forma é possível tomar cuidados diários, como se prevenir ao tirar o pó da casa – caso a alergia esteja relacionada a poeira doméstica. 

Além disso, é importante evitar o contato com agentes alérgicos naturais como pelos de animais de estimação, fumaça de cigarros, mofo, ácaro, pólen, e em alguns casos, até mesmo perfumes e certos produtos de limpeza.

Dentro de casa você pode evitar itens que acumulem poeira, como almofadas, carpetes e tapetes. Tenha hábitos de vida saudáveis, uma alimentação balanceada, pratique exercícios físicos regularmente e tome bastante água, principalmente se você passa muitas horas do dia em um ambiente com ar condicionado.

Caso esses cuidados caseiros ainda não sejam o bastante para aliviar os sintomas da sua rinite alérgica, é preciso consultar o médico otorrinolaringologista. Para casos mais graves dessa doença respiratória, pode ser necessário o uso de vacinas ou de medicamentos por um período mais longo determinado pelo especialista.

Separamos um material para você cuidar da saúde nesta quarentena. Faça download gratuito agora mesmo:

Como aliviar os sintomas da rinite alérgica

Para aliviar os sintomas da rinite, você pode optar pelo uso de descongestionantes ou antialérgicos, se receitados pelo seu médico otorrinolaringologista. Mas é preciso tomar cuidado ao usar esses métodos, pois o nosso organismo pode desenvolver resistência a essas substâncias.

Caso prefira, pode optar por receitas caseiras para aliviar os sintomas da rinite, como a higienização nasal com água salina e bicarbonato. Que, além do alívio da congestão, pode ajudar a hidratar a área interna do nariz.

 

Para prevenir e aliviar os sintomas da rinite alérgica, consulte o médico otorrinolaringologista. Você encontra especialistas para tratar da sua saúde de forma completa aqui na Incórpore Centro Médico. Temos mais de 27 anos de história, com atendimento humanizado e total atenção para a prevenção de doenças.

Se precisar marcar uma consulta, entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.