fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
6 doenças que são preveníveis com musculação e atividade física

Realizar atividades físicas e manter uma alimentação saudável são práticas importantes para a nossa saúde, além de ajudarem a prevenir diversas doenças

O sedentarismo atinge muitas pessoas, não importa a idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 1 entre 4 adultos são sedentários.Entre os adolescentes a taxa é ainda maior: 4 a cada 5. Praticar exercícios físicos melhora o bem-estar, a qualidade de vida, reduz o estresse e ainda melhora a autoestima.

Qualquer pessoa pode começar a se exercitar. Exercícios vão além de apenas praticar esportes – atividade física é qualquer movimento produzido pelos músculos que use energia. Ou seja, você pode dançar, caminhar, fazer jardinagem, musculação e também praticar esportes. Contanto que você esteja em movimento.

Os sedentários só precisam começar aos poucos, aumentando o nível de forma gradual. O exercício físico, quando aliado a uma boa alimentação, com pouco sal, gorduras e frituras, pode inclusive prevenir doenças, desde as cardiovasculares, diabetes, hipertensão, osteoporose e até mesmo a depressão.

Os exercícios físicos são indicados também para pacientes diagnosticados com doenças crônicas, como osteoporose e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), e até mesmo outros tratamentos. Essas atividades podem diminuir a quantidade de remédios tomados pelo paciente.

Saiba mais sobre outras doenças que podem ser prevenidas apenas com os exercícios físicos e musculação:

1- Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O acidente vascular cerebral acontece quando o fluxo do sangue fica retido em apenas uma parte do cérebro. Pode acontecer quando um vaso sanguíneo é rompido ou obstruído por um coágulo. Grande parte dos casos de AVC são fatais, e quando o paciente escapa, as sequelas podem ser graves.

Praticando exercícios físicos regularmente, o risco de ser uma vítima de AVC é reduzido para até um terço. O cardiologista pode recomendar a frequência das atividades e tempo mínimo, de acordo com o histórico do paciente.

2- Diabetes tipo 2

Essa é uma das formas mais comuns de diabetes que atingem a população. Nesse caso, o corpo não consegue produzir insulina suficiente para diminuir os níveis de glicose do sangue.

O exercício físico é uma forma de diminuir os níveis de açúcar naturalmente. Isso acontece porque, durante a prática das atividades, as células aproveitam melhor a glicose como fonte de energia para o corpo.

A diabetes está quase completamente ligada a má alimentação e falta de exercícios físicos. E assim como o AVC, a prática de atividades é boa para prevenção e também tratamento da diabetes tipo 2.

3- Hipertensão arterial

Também conhecida como pressão alta, a hipertensão acontece quando os valores da pressão sanguínea, máxima e mínima, são iguais ou ultrapassam 140*90 mmHg ou, de forma popular, 14 por 9.

Durante algum tempo, se pensava que pacientes que apresentavam pressão alta não poderiam praticar exercícios físicos, porque a pressão tende a subir naturalmente durante os treinos. Mas, a Organização Mundial da Saúde, desde 1989 já inclui essa recomendação como uma forma de diminuir os níveis da pressão.

As atividades devem ser indicadas por um médico, geralmente feitas de forma mais leve e com pausas entre as séries. Os exercícios mais recomendados para pacientes hipertensos são caminhar, dançar, correr, nadar e andar de bicicleta.

A prática de exercícios físicos atua diretamente no sistema nervoso central, melhorando as condições cardíacas para atividades cotidianas.

4- Obesidade

Praticar exercícios também ajuda na manutenção de peso, com a diminuição de taxas de gorduras que são substituídas por massa magra, que é formada por músculos, ossos, órgãos e líquidos corporais.

Os treinos aeróbicos, associados com musculação, podem ajudar no processo de emagrecimento, com uma queima de calorias mais acelerada. Os exercícios físicos também são recomendados para o tratamento da obesidade..

5- Dores lombares

Pessoas sedentárias correm um maior risco de apresentarem dores lombares, que podem se tornar cada vez mais crônicas. Quem já pratica exercícios físicos, por outro lado, pode diminuir o risco de sofrer com essas dores.

Mas se as dores se apresentam durante a prática do exercício, é preciso consultar um médico para definir as limitações do seu corpo e as melhores formas para lidar com a dor lombar.

6- Câncer

Não existe uma fórmula certa para prevenir o câncer, mas a prática de exercícios pode diminuir o risco do seu aparecimento. Segundo um estudo publicado na revista científica internacional Cancer Epidemiology, cerca de 10 mil novos casos de câncer poderiam ser evitados no Brasil se a população praticasse mais exercícios físicos.

Outra pesquisa recente demonstrou que cerca de 12% das mortes por câncer de mama poderiam ser evitadas com a prática de atividades físicas.

Além disso, a prática também pode ajudar pacientes em tratamento. Isso porque entre as reações da radioterapia e de alguns agentes quimioterápicos está a perda de massa magra. O treinamento de força ajuda os músculos a não definharem durante o processo, melhorando inclusive a disposição do paciente.

 

Antes de começar a praticar exercícios físicos, lembre-se de consultar um cardiologista e também o nutricionista, para ter os melhores resultados. Aqui na Incórpore Centro Médico você encontra especialistas para tratar da sua saúde de forma completa. Temos mais de 27 anos de história, com atendimento humanizado e total atenção para a prevenção de doenças.

Se precisar marcar uma consulta, entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.