fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Quarentena: como manter a saúde em dia

A quarentena se mostrou um método eficaz contra o COVID-19, mas também pode causar estresse e ansiedade. Saiba como cuidar da sua saúde durante esse período!

Uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde para combater o COVID-19 é o isolamento social. É uma medida que já se mostrou eficaz em outras partes do mundo, mas nem por isso significa que seja um hábito fácil de se adotar. Humanos são seres sociáveis, e esse corte brusco de contato com outras pessoas e mudança na rotina diária podem causar muito estresse.

O Brasil já é considerado pela OMS como um dos países mais ansiosos do mundo. Cerca de 9% da população sofre com a condição, o que soma mais de 18 milhões de brasileiros. Por isso é muito importante cuidar da saúde, física e mental, principalmente em tempos de quarentena.

É possível amenizar os sintomas de ansiedade mantendo hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, mesmo em casa. Confira outras dicas para cuidar de si mesmo e da sua família durante o período de quarentena:

Cuidado com o excesso de informação

É importante se manter informado em uma situação de pandemia, mas em excesso, pode causar sentimentos de angústia e estresse. As notícias estão em todo o lugar, na TV, no rádio e principalmente no seu celular.

Os smartphones são ótimos para ajudar em tarefas rotineiras e até mesmo no trabalho. Mas essa rapidez com que novas informações e dados circulam podem acabar causando um medo excessivo.

Separe um tempo do seu dia para ler notícias e depois desconecte-se. E claro, tome muito cuidado com as fake news – confira sempre a fonte por trás da informação e procure por sites e jornais confiáveis.

Mantenha uma rotina

Manter uma rotina, mesmo em casa, é importante para a sua saúde mental. Inclusive para quem está de licença do trabalho ou está adiantando o período de férias, e principalmente para quem está trabalhando em home office. Siga algumas dessas dicas para otimizar o seu dia a dia em casa:

  • Estabeleça um horário para acordar;
  • Comece o dia com um bom café da manhã;
  • Tire o pijama e coloque roupas confortáveis;
  • Separe um espaço da casa para trabalhar, se for o caso;
  • Se alimente bem durante o dia, sem pular refeições;
  • Não faça horas extras no trabalho só porque está em casa;
  • Tente praticar exercícios físicos, ao menos três vezes na semana.

 

Se aproxime, virtualmente, dos amigos

Aproveite a tecnologia e a internet para ir além das notícias e se conecte com amigos e familiares. Faça o download de aplicativos para conversar via videochamada. É importante manter esse contato para evitar sentimentos de abandono e rejeição.

Além disso, essa é uma maneira de estreitar os laços com pessoas queridas, mesmo de longe.

Dedique um tempo para atividades que você gosta

Entre o deslocamento até o trabalho e as horas no escritório, pode ser difícil separar um tempo em um dia comum para fazer algo que você realmente gosta. Encare como uma oportunidade para se dedicar aos seus hobbies e outras atividades criativas.

Aprenda algo novo, como cozinhar, desenhar, costurar ou tentar praticar yoga e meditação. O importante é tirar um tempo para relaxar, diminuir os níveis de ansiedade e estresse. No caso da meditação, ela pode ajudar até mesmo a fortalecer o seu sistema imunológico.

Procure ajuda online

Se, mesmo com essas dicas, você estiver se sentindo angustiado, estressado ou ansioso, procure ajuda. Muitos profissionais psicólogos e psiquiatras estão se disponibilizando para consultas online, uma medida para manter a medida de quarentena, e ao mesmo tempo, cuidar da saúde mental.

Nós da Incórpore Centro Médico criamos um material com outras dicas para você neste período de isolamento social. Faça download agora mesmo da nossa Cartilha da Quarentena, é gratuita:

 

Você encontra especialistas para tratar da sua saúde de forma completa aqui na Incórpore Centro Médico. Temos mais de 27 anos de história, com atendimento humanizado e total atenção para a prevenção de doenças.

Se precisar marcar uma consulta, entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.