- 20/09/2022
- Posted by: Incórpore Centro Médico
- Category: Blog
Desde pequenos, aprendemos que a higiene bucal é fundamental para manter os dentes bonitos e saudáveis, e que deve ser feita três vezes ao dia ou após as refeições. No entanto, para garantir mais proteção e saúde para a sua boca, é indicado realizar uma limpeza dos dentes, com o seu dentista, duas vezes por ano.
A profilaxia dentária, popularmente conhecida como limpeza dos dentes, promove uma remoção mais profunda de bactérias, tártaro, manchas superficiais, prevenindo inflamações e doenças em toda a região da boca, além de reduzir os fatores causadores do mau hálito.
Quais os benefícios da profilaxia?
Como já comentamos em um conteúdo anterior, manter a saúde bucal em dia vai além do cuidado com a estética dos dentes para ter um sorriso bonito e, por isso, devemos ir ao consultório do dentista periodicamente.
A profilaxia é um dos procedimentos que podem ser realizados durante essas visitas ao especialista.
Protege contra doenças dentárias
Muitas doenças relacionadas a toda a região bucal podem ser evitadas com a profilaxia, como por exemplo, a gengivite e a cárie. Ao longo do tratamento, as bactérias e demais resíduos que podem causar inflamações e infecções na boca são eliminadas, garantindo mais qualidade de vida ao paciente.
Previne a perda dos dentes
Outro benefício proporcionado pela limpeza semestral é a diminuição de chances de perder os dentes. Muitas vezes, essa complicação está associada à falta de escovação diária, assim como cáries e outros fatores.
Preserva a saúde bucal
Na profilaxia feita no consultório, o dentista higieniza cada dente, eliminando o acúmulo de placa e impossibilitando que as bactérias consigam se instalar e proliferar. Além disso, durante a limpeza, o especialista consegue detectar o surgimento de outros problemas.
Ajuda a melhorar a aparência do seu sorriso.
Entre os benefícios da profilaxia dental, estão os dentes e gengivas perfeitamente saudáveis, um sorriso bonito e uma excelente aparência. Afinal, sorrir também faz bem para a nossa saúde.
Como é feita a profilaxia?
Antes de realizar a profilaxia, o dentista faz uma avaliação das condições dos dentes e da necessidade de realizar a limpeza profissional.
Após essa avaliação, e tendo a necessidade de realizar o procedimento, o primeiro passo é remover o tártaro, seguido de um jato de água com bicarbonato de sódio e uma escovação com pasta profilática.
Se você está se perguntando qual a diferença de realizar a higienização, em casa, com bicarbonato e a pasta de dente normal, a resposta é simples: os produtos usados pelo dentista possuem propriedades diferentes dos que usamos em casa.
Esses produtos promovem uma limpeza dos dentes intensa e profunda.
Após o procedimento, o especialista irá indicar a necessidade de fazer uma nova profilaxia e dará uma previsão para o retorno ao consultório.
É importante lembrar que a profilaxia pode ser feita por pessoas de qualquer idade, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Profilaxia em Curitiba
Se você precisa fazer uma profilaxia dentária e está procurando um profissional de excelência para cuidar da sua saúde bucal, agende uma consulta com a dentista da InCórpore Centro Médico, Dra Ana Paula Locatelli Muniz.
Na InCórpore você recebe atendimento humanizado, conta com ambiente acolhedor e com a comodidade de encontrar diversos serviços em um só lugar.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.