fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Cuidados com a saúde no verão: 4 dicas

Verão é tempo de sol e calor, mas para aproveitar o melhor da estação, é importante tomar alguns cuidados. Confira algumas dicas de saúde no verão!

Na estação mais quente do ano, todo mundo quer aproveitar os dias de sol, seja na praia, na piscina ou nos parques da cidade. Mas nessa época também é importante cuidar da saúde, se prevenindo contra as doenças comuns da estação e preservando o bem-estar da sua família.

Com o tempo mais quente, a umidade do ar fica mais baixa e pode provocar crises em quem tem doenças respiratórias crônicas, como bronquite, rinite e asma. A pele também fica mais exposta ao calor e aos raios ultravioletas, o que pode ocasionar doenças dermatológicas. Além disso, a proliferação de micro-organismos nesta época é mais alta, podendo acarretar diversas doenças transmitidas por alimentos.

Diante destes perigos, confira algumas dicas de saúde para se precaver e aproveitar a estação ao máximo:

1- Alimentação

É preciso cuidar muito da alimentação nos dias de verão, desde o armazenamento até o preparo das refeições. Isso porque, devido a alta proliferação de micro-organismos nos dias mais quentes, os alimentos frescos podem estragar com mais facilidade, o que pode causar intoxicação.

Também é importante evitar alimentos gordurosos ou que contenham poucas fibras. Eles podem exigir mais do organismo para digeri-los, fazendo com que o sangue se concentre na região abdominal, quando o ideal é que circule de forma contínua em todo o corpo.

Dê preferência para alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes. Alguns destes podem ajudar até a manter a hidratação do corpo, como: alface, chuchu, pepino, cenoura, rabanete, nabo, tomate, couve-flor, melancia, melão, abacaxi e maçã.

Lembre-se de lavar muito bem os alimentos antes de consumi-los e, se for o caso, cozinhá-los bem antes de servir. Tome cuidado com o armazenamento de toda comida, principalmente com leite e derivados, mantendo-os idealmente refrigerados.

2- Hidratação

A hidratação é outro ponto para se manter atento. Independente da estação, é sempre importante beber muita água. Ela representa cerca de 60% de todo o nosso peso corporal e é fundamental para manter o corpo funcionando plenamente. Nos dias de verão, é importante aumentar ainda mais o consumo de água. Com o calor, o organismo sua para manter nossa temperatura equilibrada, perdendo ainda mais líquidos do que em dias amenos.

O ideal é ingerir entre dois e três litros de água por dia. O consumo de sucos naturais e água de coco também é altamente recomendado! Já as bebidas muito açucaradas e alcoólicas desidratam o corpo, e devem ser consumidas com moderação.

3- Pele

A pele também precisa de mais cuidados nos dias de calor intenso. A exposição direta ao sol é extremamente prejudicial, podendo revelar manchas, causar insolação e até mesmo câncer de pele.

Evite a exposição direta entre 10h e 16h, período em que os raios ultravioletas estão mais fortes e ainda mais prejudiciais à saúde da pele. Aplique também o protetor solar pelo menos 20 minutos antes de sair de casa e reaplique uma nova camada a cada duas ou três horas, principalmente se estiver na praia.

Use chapéus ou bonés, além de roupas de tecidos leves. Um acessório indispensável no verão é o óculos de sol, que pode prevenir lesões graves na retina.

4- Umidade

Com as temperaturas mais altas a umidade do ar tende a cair, deixando um clima seco, que pode ser propenso a doenças respiratórias como asma, rinite e bronquite. Para se refrescar, muitas pessoas procuram o ar-condicionado ou ventilador, mas esses aparelhos devem ser usados com cautela.

O filtro do ar-condicionado deve ser limpo frequentemente para evitar a presença de bactérias e ácaros. O aparelho também pode reter ainda mais a umidade do ar e não deve ficar ligado por muitas horas seguidas.

Já o ventilador pode ajudar a refrescar o ambiente, mas também deixa o ar mais seco. Ele pode agravar quadros de alergia, porque suspende a poeira no ar. Use com moderação.

Para evitar as doenças respiratórias e diminuir o uso do ar-condicionado e do ventilador, é aconselhado manter um recipiente com água nos ambientes da casa. Ou então, antes de dormir, colocar uma toalha úmida pendurada na janela para melhorar a umidade.

Para garantir a saúde e bem-estar de toda a família durante o verão, lembre-se também de fazer consultas regulares com um nutricionista e dermatologista. Você encontra especialistas para tratar da sua saúde de forma completa aqui na InCórpore Centro Médico. Temos mais de 27 anos de história, com atendimento humanizado e total atenção para a prevenção de doenças.

Se precisar marcar uma consulta, entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.