X
Estamos atendendo normalmente!
Dia do Atleta: dicas de saúde e alimentação

Em dezembro comemoramos o Dia Nacional do Atleta, que tal melhorar o seu rendimento cuidando da saúde e da sua alimentação?

No dia 21 de dezembro comemoramos o Dia Nacional do Atleta. Na Antiguidade eram considerados atletas aqueles que combatiam nos jogos solenes da Grécia e Roma. Hoje em dia, a data celebra o esforço de todas as pessoas que se dedicam ao esporte, seja em competições ou apenas como hobbie.

Do grego, a palavra Atleta significa alguém que pratica esportes ou que tem uma capacidade física, com força, agilidade ou resistência, acima da média. As modalidades de atletismo envolvem corridas, saltos, provas de arremesso, apenas atividades que exigem uma alta capacidade física.

É por isso que todos os atletas, sejam olímpicos ou amadores, precisam de cuidado redobrado com a sua saúde e alimentação. Nós da Incórpore Centro Médico separamos algumas dicas para você melhorar ainda mais o seu rendimento físico e otimizar seus treinos!

Dicas de alimentação para atletas

Todos os atletas precisam de uma boa alimentação, para garantir que todos os macronutrientes necessários pelo seu organismo sejam consumidos. Aliado a isso, um sono regulado de, no mínimo, oito horas, e cuidados com a saúde em geral também são importantes.

Para manter esse padrão de vida saudável, o primeiro passo é prestar atenção na alimentação diária, que influencia diretamente no desempenho durante o exercício e ainda auxilia na recuperação do corpo depois de um treino mais puxado.

Para o atletas, a alimentação precisa contemplar diferentes classes de alimentos, para manter a nutrição do organismo, lembrando de sempre colocar na dieta: carboidratos, proteínas e até mesmo gordura. Confira o que cada um deles faz no seu organismo:

  1. Os carboidratos funcionam como combustível, pois criam a glicose no sangue, que é armazenado nos músculos como glicogênio e durante o treino se transforma em energia.
  2. A proteína é aconselhada, mas não em altas quantidades. Uma dica é evitar a proteína concentrada, pois pode ser prejudicial aos rins. Separe cerca de 15 a 20% das calorias diárias em proteínas, para melhorar a construção muscular. Você pode encontrar essa substância em carnes magras, peixe, aves, nozes, feijão (grãos no geral), ovos e leite.
  3. Já a gordura também é importante para a alimentação de um atleta, mas não as amarelas que aumentam o colesterol ruim. E sim as chamadas gorduras de qualidade, as insaturadas. Estas contam como fonte de energia para o corpo. Você pode encontrar gorduras insaturadas em nozes, amendoins, castanhas, abacate, azeitona e peixes gordurosos como salmão ou atum.

Uma dieta balanceada melhora a formação de energia nas células, aumentando o rendimento e melhorando o desempenho dos atletas. Mas o benefícios de uma boa alimentação podem ir além: melhora a atividade cerebral, qualidade de vida e também a disposição mental.

Dicas de saúde para atletas

Além da alimentação, os atletas também precisam cuidar da saúde e do seu organismo: dormir um mínimo de oito horas por noite, manter um padrão de treino durante a semana e aumentar a absorção de vitamina D no organismo com um exposição mínima ao sol, cerca de 15 a 20 minutos entre os horários adequados – antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde. E tomar muita água para evitar a desidratação.

Os líquidos ajudam a eliminar toxinas do organismo, diminuir o inchaço, prevenir cãibras, ajuda no funcionamento correto do sistema digestório e cardiovascular, melhora o aspecto da pele, unhas e cabelo. E ainda ajuda na performance durante a prática dos exercícios físicos.

E além da água, depois dos treinos também é recomendado as bebidas esportivas, para recuperar os sais minerais perdidos com o suor durante o esforço físico.

Mas não são só os atletas que precisam se alimentar corretamente. Existem diversos benefícios com uma dieta balanceada:

  1. Fortalece imunidade e ajuda a prevenir doenças
  2. Aumenta a concentração
  3. Pode interferir positivamente no humor
  4. Previne o envelhecimento celular
  5. Ajuda no equilíbrio hormonal
  6. Regula funções no organismo

Mas antes de mudar a sua rotina alimentar, é importante consultar um nutricionista, que vai indicar a melhor dieta para você, seja atleta ou não. Você encontra especialistas para tratar da sua saúde de forma completa aqui na Incórpore Centro Médico. Temos mais de 27 anos de história, com atendimento humanizado e total atenção para a prevenção de doenças.

Se precisar marcar uma consulta, entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.