- 26/05/2022
- Posted by: Incórpore Centro Médico
- Category: Blog, Saúde, Sem categoria
O número de pessoas infectadas pela Covid-19 caiu consideravelmente com a chegada das vacinas e com a conscientização sobre as medidas de prevenção, mas para muitos os efeitos da doença ainda são uma realidade.
Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 10% e 20% dos pacientes já curados da Covid-19 (em que não foi detectado o vírus Sars-CoV-2 em exames) podem apresentar alterações no organismo e desenvolver a chamada Covid Longa.
A síndrome causada por sequelas deixadas pela Covid se caracteriza pela permanência ou aparecimento de sintomas três meses depois da infecção. Eles afetam a saúde mental, a qualidade de vida e o desempenho em atividades como estudo, trabalho e prática de exercícios físicos.
“Apesar de ser uma condição recente, já temos diversos estudos que apontam para uma reabilitação na maioria dos casos. Porém, há casos de infectados no início da pandemia que ainda apresentam sintomas”, explica Emerson Quimelli Rosa, clínico geral da InCórpore Centro Médico.
Sintomas da Covid Longa
Os estudos voltados para as consequências da Covid no organismo já registram mais de 200 sintomas de Covid Longa, sendo os mais comuns fadiga, cansaço, falta de ar e disfunções cognitivas ou psiquiátricas.
“O primeiro lugar onde a Covid Longa se instala é o pulmão, pois ele é o órgão de entrada do vírus. Mas é importante lembrar que essa condição tem afeta também o coração, os rins e os ouvidos, os sistemas endócrino, imune, gastrointestinal e nervoso”, pontua o pneumologista Álvaro Luís Fontanella.
As pessoas que foram infectadas pela Covid-19, em qualquer período dos dois anos de pandemia e independente da variante, devem ficar atentas a permanência por mais de 30 dias de sintomas como:
- perda de olfato ou paladar;
- fadiga;
- tosse seca;
- dor de cabeça;
- lentidão no raciocínio;
- perda de memória
- problemas gastrointestinais;
- constipação.
Ao perceber que algum desses sintomas permanecem, é fundamental consultar um médico para a realização de exames que indicarão a gravidade do caso e vão possibilitar o especialista na aplicação de um tratamento assertivo.
O clínico geral Dr. Emerson Quimelli Rosa ressalta que os sintomas da Covid Longa podem afetar qualquer pessoa infectada pelo Coronavírus, independentemente do quadro apresentado no período de infecção.
É importante lembrar que apesar de apresentarem sintomas permanentes, as pessoas diagnosticadas com Síndrome da Covid Longa não transmitem a doença.
Medidas de prevenção
É sabido que existe a possibilidade de reinfecção pela Covid-19, principalmente pelas diferentes variantes que surgiram ao longo da pandemia. Por isso, mesmo quem já pegou a doença deve manter medidas de prevenção como a higienização das mãos com água e sabão, ou álcool 70%.
Embora estados e municípios já tenham comunicado o fim do uso obrigatório de máscaras em lugares abertos ou fechados, é recomendado o uso se você manifestar sintomas de gripe ou resfriados.
Em Curitiba ainda é obrigatório o uso da proteção respiratória quando for a consultórios médicos, hospitais, clínicas, laboratórios e farmácias.
Acompanhamento médico
Se você tem sintomas de Covid Longa ou conhece alguém que apresente sinais deste quadro, agende uma consulta na InCórpore Centro Médico.
A nova sede da InCórpore possui 36 especialidades médicas, equipamentos de alta tecnologia para realização de exames, além de ambiente climatizado e estacionamento próprio.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.