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Alimentação no verão, o que evitar e o que comer?

Cuidar da alimentação é sempre importante, mas na estação mais quente do ano a atenção deve ser redobrada. Confira quais alimentos evitar no verão!

O verão é uma das estações mais aguardadas do ano. Com dias de muito sol e calor, é preciso tomar certos cuidados, como passar protetor solar antes de sair de casa, usar roupas mais leves e frescas, tomar muita água para se manter hidratado e, claro, cuidar muito da alimentação.

Se nos meses mais frios a tendência é uma dieta mais calórica, já que o organismo gasta muita energia para se manter aquecido, no verão deve acontecer exatamente o contrário: a alimentação deve ser mais leve, já que as altas temperaturas podem dificultar a digestão. Evite um cardápio muito gorduroso, com frituras, carnes vermelhas e queijo, para não colocar a sua saúde digestiva em risco.

Além disso, também é preciso cuidar com o armazenamento da comida. Aqui no Brasil são registrados, em média, um aumento de 20% no número de atendimentos em prontos-socorros e hospitais por intoxicação alimentar e ingestão de alimentos mal armazenados e estragados.

Para aproveitar o seu verão ao máximo, saiba quais os alimentos mais indicados e quais devem ser evitados. Continue sua leitura!

O que comer no verão?

Com calor em excesso a tendência é o apetite diminuir e a digestão ficar um pouco mais difícil. Por isso a primeira dica para melhorar sua alimentação no verão é:

  • aumente o consumo de saladas, elas apresentam vitaminas e minerais que ajudam a eliminar o excesso de líquido no corpo e regular várias funções do organismo, e ainda são leves e refrescantes, afastam o calor e ajudam a evitar desidratação pela alta concentração de água.

Nem todo mundo gosta de verduras e legumes, mas com apenas uma salada na hora do almoço já é possível ajudar todo o organismo no verão. Por exemplo: alface desincha o organismo, couve limpa o intestino e protege o fígado, e a cenoura produz melanina e hidrata a pele, para um bronzeado mais saudável.

Outra dica que trazemos é: evite comidas gordurosas, como carne vermelha e queijos amarelos, e também os açucarados, como bolachas recheadas. Esses alimentos desidratam o corpo e aumentam a sede. 

Por isso, a segunda dica para melhorar sua alimentação no verão é:

  • dê preferência para assados, cozidos e grelhados, e também peixes e frutos do mar, pois são ricos em ômega 3, que ajuda a regular o colesterol do sangue.

Hidratação no verão

Além de cuidar da alimentação também é preciso tomar muita água, para evitar a desidratação durante o dia. A água estimula o bom funcionamento dos rins, elimina toxinas, e ainda melhora a circulação – durante os dias mais quentes as veias dilatam, causando inchaço, formigamento e dores nas pernas e nos pés. Beber bastante água, independente da estação, é fundamental para manter o corpo em equilíbrio.

Refrigerantes e bebidas alcoólicas podem parecer refrescantes, mas na realidade tendem a desidratar ainda mais o organismo. Além da água, prefira sucos naturais e água de coco. Ainda existem algumas frutas que podem servir como hidratação complementar, devido a sua alta concentração de água, confira:

  1. Melancia
  2. Morango
  3. Melão
  4. Abacaxi
  5. Maçã
  6. Banana


Também é importante não fazer poucas refeições em grandes quantidades ou pular alguma. Você pode começar o dia, por exemplo, com leite e cereal integral, com um almoço rico em saladas e carne branca grelhada e fechar com um lanche leve com queijo branco ou light.

Para evitar a sensação de mal-estar no estômago depois das refeições outra dica é comer devagar, mastigando aos poucos.

Lembre também de verificar a temperatura dos alimentos antes de consumi-los, se está adequada, sendo ambiente, frio ou quente. Evite os pré-cozidos, escolha frutas e biscoitos leves, como o de polvilho ou sanduíches naturais sem molho, para não ter erro.

Para garantir um cardápio completo e saudável para esse versão, consulte um nutricionista. Você encontra especialistas para tratar da sua saúde de forma completa aqui na InCórpore Centro Médico. Temos mais de 27 anos de história, com atendimento humanizado e total atenção para a prevenção de doenças.

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