fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Mamografia, entenda mais sobre esse exame

A mamografia é uma espécie de raio-x das mamas. Um exame simples, que pode diagnosticar precocemente o câncer de mama. Saiba sobre a importância desse exame!

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele de não melanoma, com cerca de 28% de novos casos todos os anos. A forma mais fácil e rápida de diagnosticar o câncer de mama é através do exame da mamografia, facilitando o tratamento e aumentando as chances da paciente vencer essa doença.

A mamografia, ou mastografia, pode rastrear as células cancerígenas, detectando os nódulos nos seios antes mesmo que se tornem palpáveis. Para confirmar o diagnóstico, em geral, também é realizada uma biópsia, capaz de identificar se o tumor é maligno ou benigno, além de outras características do nódulo.

É um exame de imagem, obtido através de um aparelho chamado mamógrafo. Ele aplica pequenas porções de raios-x para gerar uma radiografia geral das mamas. Identificando microcalcificações (pequenos cristais de cálcio que podem se depositar em diferentes partes do organismo), assimetrias, lesões ou os nódulos que podem ser câncer.

Leia também: Autoexame, saiba tudo sobre o procedimento

Quem precisa fazer a mamografia?

Esse exame é recomendado para um diagnóstico mais preciso do câncer de mama. Segundo alguns estudos, graças à mamografia, a taxa de mortalidade entre mulheres devido ao câncer de mama reduziu cerca de 20%. Por isso, ele se torna um exame essencial, principalmente para as mulheres. Apesar de ser raro, o câncer de mama também pode acometer homens, com cerca de 1 caso masculino a cada 100 casos femininos.

Por ser um procedimento que faz uso de radiação, a mamografia não é indicada para mulheres em todas as faixas etárias. A recomendação é que seja realizado a cada um ou dois anos, conforme indicação do médico mastologista responsável. E claro, mulheres acima dos quarenta anos devem realizar o exame de forma anual, seguindo a orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

No caso de mulheres que têm histórico familiar de câncer de mama antes dos 50 anos na família, é preciso adiantar em alguns anos o exame. Dependendo do diagnóstico dos familiares, é necessário começar a fazer o exame a partir dos 30 anos.

Jovens com 25 anos não devem realizar o exame, pois nessa idade a mama está mais suscetível à radiação. Entre 20 e 25 anos o exame de ultrassonografia é o mais indicado para prevenção.

Dra. Maíra fala mais sobre o exame de mamografia

Como funciona a mamografia

A mulher deve estar despida da cintura para cima e se posicionar de pé, em frente ao mamógrafo. O aparelho é formado por duas placas que irão pressionar as mamas horizontal e verticalmente durante alguns segundos. Durante esse tempo, a paciente deve ficar completamente imóvel e segurando a respiração, para que a imagem do exame apresente a máxima qualidade possível.

Depois disso, o técnico responsável vai conferir as imagens, para ter certeza que tudo ocorreu bem. Apesar de ser desconfortável, todo o procedimento não leva mais do que meia hora para ser realizado.

Existem ainda duas formas de fazer o exame: o modo convencional ou digital. O exame convencional é feito em um mamógrafo analógico, que projeta as imagens em um filme. Por outro lado, o digital produz imagens que podem ser armazenadas e recuperadas digitalmente, permitindo ajustes nas imagens durante o exame, com o auxílio de softwares que detectam lesões – realçando e ampliando alguma área do seio.

Para se preparar para o exame, lembre-se de não usar peças únicas de roupa, como vestidos, para facilitar a troca. Evite também aplicar cremes, desodorantes ou perfumes sobre a pele antes do exame, pois estes podem prejudicar a captação das imagens. Por fim, guarde sempre seus resultados e leve nas consultas posteriores, para que o médico possa comparar os exames e descobrir possíveis anomalias na região.

Os check-ups médicos são essenciais para preservar sua saúde. Faça download agora mesmo do nosso infográfico e descubra os principais exames para cada fase da vida

 

Você pode realizar o exame de mamografia aqui na Incórpore Centro Médico. Estamos atendendo na clínica normalmente e via teleatendimento. Aqui você encontra mais de 30 especialidades clínicas à sua disposição

Agende sua consulta através do nosso site, telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051