fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Diabetes gestacional: o que é, sintomas e como evitar

A diabetes gestacional é rara, pode atingir cerca de 4% das mulheres, mas ainda é perigosa. Saiba quais são os sintomas e como se prevenir.

Durante o período da gravidez, a mulher experimenta diversas mudanças no seu organismo. Diferentes hormônios começam a agir e a cada mês é possível perceber o desenvolvimento do seu bebê. Com todas essas alterações hormonais, é essencial realizar todos os exames do pré-natal. Desta forma é possível garantir a saúde da futura mamãe e do bebê, e evitar qualquer tipo de problema, como a diabetes gestacional.

A diabetes é uma doença relacionada com a hiperglicemia, que é quando ocorre o aumento do nível de glicose no sangue, e o pâncreas não é capaz de produzir insulina suficiente para suprir todas as necessidades do organismo. O tratamento pode ser feito com dieta adequada e, em casos mais graves, através de medicação e doses injetáveis de insulina.

Já a diabetes gestacional pode acontecer durante o segundo trimestre da gravidez. Nesse caso, a placenta – que liga o bebê aos suprimentos de sangue da mãe – produz diferentes hormônios e quase todos prejudicam, de alguma forma, a ação da insulina nas células. Dessa forma, os níveis de açúcar das grávidas tende a aumentar.

Qualquer mulher pode apresentar a condição de diabetes gestacional, mas existem alguns grupos de risco como:

  • Mulheres acima do peso ou que ganharam peso durante a gravidez
  • Mulheres acima de 35 anos
  • Histórico de diabetes na família
  • Aumento do líquido amniótico
  • Diabetes gestacional anterior

Em geral, a diabetes gestacional acaba no momento do parto. Se for diagnosticada logo no início e tratada da forma correta, não acarretará nenhum prejuízo para a saúde da mãe ou do bebê. Fique de olho nos sintomas:

Sintomas da diabetes gestacional

Em geral, a diabetes gestacional não apresenta sintomas, sendo essencial fazer exames periódicos, principalmente a partir da 24ª semana. Para casos de risco, o acompanhamento pode começar na 13ª semana. Os primeiros sinais que o nível de glicose no sangue pode estar alto:

  • Sede excessiva
  • Micção excessiva
  • Visão turva
  • Aumento da fome
  • Enjoos

Como esses sintomas já fazem parte do começo da gestação, podem passar despercebidos pelas grávidas. Mas durante o pré-natal, alguns exames devem fazer parte da rotina, principalmente no segundo trimestre da gravidez. O seu obstetra pode solicitar exames específicos como o glicemia de jejum – para verificar o nível de glicose naquele momento – e também o da curva glicêmica, para analisar a velocidade com que o corpo absorve a glicose após a digestão.

Como prevenir a diabetes gestacional

Para prevenir a diabetes gestacional, as mulheres devem adotar uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos regulares. Esses hábitos também ajudam a evitar outras complicações durante a gestação.

O primeiro passo para regular o açúcar no sangue é prestar atenção nos carboidratos, como o arroz branco e o pão, que podem elevar as taxas de glicose rapidamente. Além disso, os açúcares mais óbvios também devem ser evitados, como doces, sobremesas e refrigerantes.

A grávida deve prezar por fibras em sua dieta, como verduras, legumes e grãos. Eles dão a sensação de saciedade e também ajudam a regular a glicose. Lembre também de distribuir bem as refeições durante o dia, evitando ficar muitas horas sem comer. A glicose pode aumentar quando nos alimentamos muito rápido e de uma vez só.

Tratamentos

Serão necessárias algumas alterações no seu estilo de vida se a diabetes gestacional for confirmada. Por exemplo, será necessário verificar – diferentes vezes ao dia – o nível de açúcares no sangue, para garantir que estejam em uma faixa média saudável para a gestante.

Além disso, a grávida também terá que diminuir os açúcares da sua rotina . Um nutricionista poderá orientar uma dieta com base nos principais nutrientes para a gestante e o bebê. E no caso do tratamento contra a diabetes gestacional, as atividades físicas também são indispensáveis.

Em casos mais graves, quando apenas a dieta e exercícios não se mostram eficientes, a grávida vai precisar tomar injeções de insulina ou medicamentos para fazer este controle da glicose.

Para evitar a diabetes gestacional e garantir a sua saúde e do seu bebê durante toda a gravidez, consulte regularmente o médico obstetra e também o nutricionista. Você encontra especialistas para tratar da sua saúde de forma completa aqui na Incórpore Centro Médico. Temos mais de 27 anos de história, com atendimento humanizado e total atenção para a prevenção de doenças.


Se precisar marcar uma consulta, entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.