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Verão chegando: cuidado com a hidratação!

A estação mais quente do ano está chegando e com esse aumento de temperatura é importante prestar muita atenção na hidratação! Saiba como se cuidar neste verão:

O verão está quase chegando. As temperaturas vão subindo, os dias ficam mais longos e muita gente aproveita esse tempo para viajar e descansar. Mas, além de curtir tudo de bom que o verão tem a oferecer, também é importante prestar atenção na hidratação durante os dias mais quentes do ano. Afinal, a água é essencial para todos os processos metabólicos do organismo.

Em dias normais, o corpo de um adulto pode perder até dois litros de água durante o dia, considerando o suor, urina e fezes. E durante o verão essas perdas de água se tornam ainda maiores. É importante devolver toda essa hidratação ao organismo, principalmente porque através do suor, perdemos, além de líquidos, sais minerais. Especialmente o sódio, que precisa ser reposto.

A desidratação acaba se tornando uma condição muito comum nesta época do ano, o que é muito perigoso e em certos casos pode ser fatal. Para evitá-la é essencial aumentar o consumo de líquidos e até mesmo certos alimentos, para cuidar da saúde e manter o organismo em pleno funcionamento durante o verão!

Como manter a hidratação em dia

Em dias quentes é comum perder muita água e sais minerais. A falta de ingestão para repor esses líquidos pode causar a desidratação. Alguns sintomas da condição são tontura, dor de cabeça, fadiga, fraqueza, boca pegajosa, pele seca e pouca urina.

Muitas vezes até mesmo o sentir sede já pode ser considerado um sinal de desidratação. Por isso é importante beber água durante todo o dia, antes mesmo de sentir vontade. O ideal é manter sempre uma garrafa d’água por perto, para não esquecer de consumir água. E se ainda sim você esquece de tomar água, existem até mesmo aplicativos para configurar lembretes em horários certos.

Além da água, existem outros líquidos que podem evitar a desidratação. A água de coco, por exemplo, é um isotônico natural, rica em sais minerais e nutrientes como sódio, potássio, cálcio, magnésio e vitamina C.

Durante o dia você também pode beber chás gelados ou sucos naturais de frutas, que também podem suprir grande parte das vitaminas, sais minerais, aminoácidos e enzimas que o organismo necessita.

Dra. Clara Nasser explica mais sobre hidratação:

Alimentos que auxiliam na hidratação

Todos os alimentos possuem uma quantidade de água e podem ajudar na hidratação durante o verão, sejam sólidos ou líquidos. Algumas frutas em especial, como laranja, pêra, melancia, morango, melão, banana, uva e maçã ajudam a manter o organismo bem hidratado. Uma salada de frutas para o lanche da tarde pode ser uma opção deliciosa para ingerir ainda mais água durante o dia.

Os legumes também são ricos em água e uma ótima opção para complementar o almoço durante o verão. Saladas verdes e alimentos como tomate, cenoura, pepino, abobrinha e rabanete, são leves e ainda facilitam o funcionamento do organismo!

Os picolés de frutas, e sem leite na composição, também são ótimas opções de sobremesas que podem matar a sede, além de serem deliciosos e refrescantes.

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Como saber se o organismo está bem hidratado?

Uma das maneiras mais simples de saber se o corpo está bem hidratado é prestar atenção na cor da urina. Um xixi bem clarinho significa que você está bebendo uma quantidade certa de água durante o dia. Se a cor estiver mais escura, é sinal que precisa aumentar a ingestão de líquidos.

A quantidade exata de água varia de pessoa para pessoa, mas o ideal é o consumo de 6 a 8 copos por dia – cerca de dois litros. E além de apostar em líquidos e alimentos, tenha cuidado com bebidas alcóolicas e diuréticas, como a cerveja e o café, que podem acelerar o processo de desidratação do corpo. 

 

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