fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
5 alimentos típicos da primavera para você aproveitar!

A estação mais colorida do ano chegou com muitas flores, mas também frutas diversas. Conheça mais sobre cinco alimentos da estação para você aproveitar!

A primavera já começou! E com esta nova estação chegam as flores e um clima mais quente e agradável. Além das flores, esta também é uma época de muitos frutos, verduras e legumes, cada um com diferentes benefícios para a saúde. Agora é mais fácil encontrar esses alimentos mais frescos e até mesmo mais baratos nas feiras e mercados.

Que tal aproveitar a estação para começar uma dieta balanceada? Com tantas opções de alimentos típicos da primavera, não há desculpa para não cuidar dos nutrientes. Uma alimentação saudável é essencial para manter o bom funcionamento do organismo e até mesmo aumentar a sua imunidade.

Por isso, agora é a hora certa para investir em novas receitas e aproveitar tudo que a primavera tem a oferecer. Conheça alguns alimentos típicos da estação e todos os seus benefícios:

01 – Brócolis

Brócolis faz parte da família dos crucíferos, juntamente com a couve-flor e o repolho. É um alimento muito nutritivo e muito leve, sendo uma ótima opção para o almoço. Além disso, é muito nutritivo, uma ótima fonte de fibras e proteínas, ferro, potássio, cálcio e magnésio, além de vitaminas A, C, E e K.

Conta com antioxidantes que podem proteger as células contra radicais livres, retardando o envelhecimento e prevenindo diversos outros problemas de saúde. O vegetal ainda é um poderoso anti-inflamatório, que pode relaxar os músculos do coração e das artérias. Essencial para fortalecer o sistema imunológico.

Dr. Afonso Maia explica sobre nutrição e imunidade, confira:

02 – Abóbora

O legume é muito usado para diversas receitas, como o quibebe e o bobó de camarão. Além de dar um toque a mais de sabor em pratos especiais, a abóbora também traz diversos benefícios para a saúde. É rica em fibras, minerais, vitamina A e carotenoides, o que a faz ótima para a saúde dos olhos.

Possui ainda vitaminas do complexo B, que tem uma ação muito importante no metabolismo das células. Também são encontradas na abóbora o cálcio e fósforo, elementos fundamentais para a massa óssea e contração muscular.

03 – Berinjela

A berinjela, com seu sabor forte, pode não ser o prato preferido de todos, mas conta com diversos nutrientes e agora na primavera, pode ser a hora de incluí-la no seu cardápio. Além de ter baixa caloria, é rica em fibras e diversas vitaminas, como a B5, que auxilia no metabolismo das proteínas, açúcares e gorduras.

Ainda faz bem para o coração, cérebro e pele. Uma pequena porção de berinjela pode ajudar no combate aos radicais livres, te deixando com uma aparência mais saudável e evitando o envelhecimento precoce.

04 – Abacaxi Pérola

Primavera também é tempo de abacaxi pérola, com seu típico sabor adocicado e não muito ácido. Sua ingestão ajuda a eliminar as toxinas do organismo, que podem favorecer o inchaço e acúmulo de gordura nos rins. É uma ótima opção de ingrediente para os famosos sucos detox.

Além disso, é rico em vitamina C, essencial para fortalecer o colágeno do organismo, melhorando a absorção de ferro. O abacaxi pérola pode fortalecer todo o sistema imunológico.

Nós preparamos um material especial com cuidados com a sua saúde física e mental durante o período de isolamento social.  Faça o download gratuito agora mesmo:

05 – Mamão

Outra fruta que tem a cara da primavera é o mamão. Possui uma grande quantidade de vitamina A e vitaminas do complexo B, também influenciam diretamente na imunidade do seu organismo. Outra substância encontrada na polpa do mamão é a papaína, uma enzima que pode facilitar a degradação de proteínas

Também pode ajudar com problemas digestivos, abaixar níveis do colesterol ruim e melhorar a saúde do coração.

Cuide da sua saúde nesta primavera! Você encontra especialistas para tratar da sua saúde de forma completa aqui na Incórpore Centro Médico. Temos mais de 27 anos de história, com atendimento humanizado e total atenção para a prevenção de doenças. 

 

Se precisar marcar uma consulta, entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.