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5 dicas para cuidar da sua saúde física e mental!

Assim como a saúde física, também precisamos cuidar da saúde mental. Confira 5 dicas para você adotar ainda hoje!

O tema saúde mental vem sendo cada vez mais abertamente discutido. Os números de casos de depressão, ansiedade e esgotamento emocional têm aumentado a cada dia. E neste momento é necessário refletir sobre a necessidade de cuidados específicos com a saúde física e mental.

A falta de cuidados, somada à uma rotina estressante, fadiga externa e sem perspectiva de descanso pode comprometer toda a sua saúde. Os problemas mentais nem sempre estão atrelados a um problema físico, mas podem impactar na saúde física. Aos poucos, essa situação pode afetar o desenvolvimento de atividades cotidianas, como relacionamentos e seu desempenho no trabalho.

Uma postura mais positiva e adotar hábitos de vida saudáveis podem ajudar a melhorar sua saúde mental e sua qualidade de vida. Confira 5 dicas para cuidar do seu corpo e mente:

1- Pratique atividades físicas

A mente e o corpo precisam descarregar toda a energia canalizada, a prática de exercícios físicos é uma ótima alternativa para gastar essa energia. Elimina toxinas do organismo, melhora o condicionamento cardiovascular, reduz risco de diversas doenças e ainda pode melhorar o humor.

Procure por atividades que sejam prazerosas a você. Fazer um esporte como hobby, por exemplo, contribui muito para a sensação de bem-estar, reduzindo sentimentos de estresse, ansiedade e tristeza.

Melhore a sua gestão de tempo, separando de trinta minutos a uma hora do seu dia para realizar uma atividade física.

2- Cuide da sua alimentação

Assim como as atividades físicas, uma alimentação balanceada e bem distribuída ao longo de todo o dia é essencial. Afinal, uma mente saudável precisa de um organismo bem nutrido.

Por isso é importante dar muita atenção às suas refeições e tentar se alimentar a cada três horas – fazendo pequenos lanches entre as refeições maiores. Ficar sem comer pode causar fraqueza, fadiga e até mesmo comprometer órgãos importantes, responsáveis pela manutenção de todo o organismo.

Mantenha um consumo diário de frutas, verduras, carboidratos integrais e proteínas. Procure consumir também carnes brancas e alimentos ricos em gorduras boas – que ajudam a evitar diversas doenças como infarto, hipertensão, diabetes e alterações do colesterol.

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3- Dê atenção ao seu lazer e descanso

Para quem trabalha fora, ou mesmo em regime home office, pode ser difícil tirar algumas horas do dia apenas para focar em atividades de lazer. Mas todos precisamos de um tempo para descansar – tanto o corpo como a mente. Sair com os amigos, conversar via chamada de vídeo ou mesmo assistir sua série ou filme preferido. O lazer pode ser compreendido como uma pausa na sua rotina diária para recuperar as energias e respirar novos ares.

Esses períodos de descanso podem combater o estresse físico e psicológico. Além de trazer diversos benefícios tanto para a saúde física quanto mental. Se programe e reserve alguns minutinhos para fazer alguma atividade relacionada ao lazer, ou apenas descansar.

4- Tenha uma boa noite de sono

Cada indivíduo tem necessidades únicas de sono, mas alguns estudos apontam que oito horas diárias como o tempo ideal. Descubra quantas horas você precisa dormir para realmente se sentir descansado e respeite esse horário. O sono é fundamental para relaxar o corpo e a mente.

Para melhorar o seu sono evite trabalhar, ver TV ou fazer refeições na cama. Além disso, é importante encerrar o uso das telas digitais (como tablets, celulares e computadores) antes de dormir – a luz emitida pelos aparelhos dificulta o sono.

Procure consumir refeições leves antes de deitar e evite ingerir substâncias estimulantes como a cafeína. Prefira bebidas tranquilizantes como chá de camomila ou leite morno. E para garantir uma boa noite de sono, tenha um ambiente escuro e aconchegante para passar a noite, sem ruídos, sons e luminosidade excessiva.

5- Cogite a possibilidade de terapia

Muitas pessoas podem pensar que apenas quem sofre de alguma doença mental precisa de acompanhamento psicológico. Porém, é fundamental procurar a ajuda de um terapeuta ao perceber qualquer dificuldade em lidar com frustrações, sentimentos e as próprias emoções.

 

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Com algumas mudanças no seu dia a dia você poderá cuidar da sua saúde física e mental! Aqui na Incórpore ainda não atendemos a especialidade de psiquiatria, mas contamos com médicos neurologistas que, dependendo do diagnóstico e fase de tratamento, podem auxiliar. Estamos atendendo na clínica normalmente e via teleatendimento. E você ainda encontra mais de 30 especialidades clínicas à sua disposição

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