fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Exercícios físicos para gestantes: cuidados, benefícios e dicas

Exercícios físicos para gestantes são altamente recomendados para melhorar a saúde da futura mamãe e também do seu bebê!

O período gestacional é um momento único e muito especial na vida da mulher. Ao mesmo tempo, é uma fase de muita vulnerabilidade, seu corpo passa por diversas mudanças, como o aumento do nível hormonal e todo o desenvolvimento do seu bebê. Tudo isso pode causar alguns enjoos, desconfortos e até mesmo dores, principalmente nas costas, considerando que com o aumento da barriga, o centro de gravidade se desloca para frente, exigindo mais da lombar.

Mesmo que essas dores e mudanças façam parte da gravidez, é possível melhorar a qualidade de vida da gestante e também do bebê com a prática de exercícios físicos. Muita gente pensa que mulheres grávidas devem permanecer em repouso, sem fazer muito esforço físico. Pelo contrário, os exercícios ajudam a diminuir dores e ainda a melhorar a saúde mental e emocional da mulher.

Mulheres que já praticavam exercícios antes da gravidez e apresentam um certo nível de condicionamento físico devem manter a sua média de atividades, com apenas algumas mudanças básicas. As grávidas que eram sedentárias também  podem começar a praticar exercícios físicos leves, desde que não exijam muito da sua musculatura e não venham a provocar lesões.

É importante lembrar que, em casos de gravidez de alto risco, os exercícios devem ser indicados pelo médico obstetra que está fazendo o acompanhamento pré-natal. Converse com seu médico antes de começar qualquer série de exercícios.

Cuidados com exercícios físicos para gestantes

Os exercícios físicos na gravidez são altamente indicados, principalmente para evitar dores e melhorar a musculatura pélvica, o que pode ajudar no trabalho de parto. Mas alguns cuidados devem ser tomados antes de começar a praticar os exercícios e até mesmo durante as atividades.

A prática só não é recomendada em casos muito raros, como por exemplo quando a mulher já apresentava doenças antes da gravidez ou tem alguma outra condição que não classifique sua gestação como saudável. Se a ela apresenta problemas cardíacos, doenças pulmonares ou em caso de uma gestação múltipla (a partir da 30ª semana), as atividades físicas não são recomendadas.

Existem alguns outros casos que também exigem cuidados, mas que podem realizar atividades moderadas. Como casos de anemia, arritmia, bronquite, hipertensão e sedentarismo.

Algumas pessoas acreditam que os exercícios podem estimular um parto prematuro, mas não é verdade. Inclusive, as atividades físicas regulares durante a gravidez podem reduzir o risco de complicações obstétricas, controlar o ganho de peso e diminuir a incidência de depressão e estresse, já que durante a prática, são liberados uma série de hormônios que provocam bem-estar, as endorfinas. E continuar os exercícios depois do nascimento do bebê, é muito importante para ajudar na recuperação do pós-parto.

Quando a gravidez não apresenta riscos para a futura mamãe e nem para o bebê, os exercícios moderados estão liberados!

Dicas para praticar exercícios durante a gravidez

Se você não sabe qual exercício praticar durante a gravidez, fique tranquila. Quase todas as atividades estão liberadas para gestantes, basta respeitar as condições do seu corpo e evitar aquelas que apresentam risco de queda. As recomendações são as mesmas dadas às pessoas que frequentam normalmente a academia: nunca realize atividades em jejum, se alimente a cada três horas, use roupas confortáveis, evite muito tempo de exposição ao sol e mantenha a hidratação antes, durante e depois dos exercícios.

Alguns dos exercícios mais indicados para as grávidas são os que envolvem água, como natação e hidroginástica, pois evitam as forças gravitacionais, diminuindo as dores lombares e o inchaço. Além disso, gestantes também podem fazer ioga e pilates, atividades que ajudam na flexibilidade e também trabalham a respiração.

Lembramos que é importante evitar exercícios com risco de queda ou de alto impacto, assim como procurar não aumentar a frequência cardíaca 20% acima dos valores de repouso, para manter estável o  fluxo sanguíneo do corpo da mãe e do bebê.

Para garantir a sua saúde e do seu bebê durante toda a gravidez, consulte regularmente um médico obstetra. Você encontra especialistas para tratar da sua saúde de forma completa aqui na Incórpore Centro Médico. Temos mais de 27 anos de história, com atendimento humanizado e total atenção para a prevenção de doenças.

Se precisar marcar uma consulta, entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.