- 19/02/2021
- Posted by: Incórpore Centro Médico
- Category: Blog

As vacinas são fundamentais para o combate de diversas doenças. Descubra agora o seu histórico, como funcionam e quais patologias já foram erradicadas:
Atualmente, as vacinas são consideradas o tratamento com melhor custo-benefício na saúde pública, contra várias doenças. Porém, ainda existem críticas acerca deste modo de imunização coletiva, principalmente pelo medo de reações adversas, que podem ocorrer apenas em raros casos, pelos próprios agentes microbiológicos que causam a doença.
As vacinas são substâncias biológicas introduzidas no corpo para que o organismo possa desenvolver anticorpos naturais contra certas doenças. Ou seja, as vacinas ativam todo o sistema imunológico, para que o organismo possa reconhecer vírus e bactérias e evitar futuras infecções. Durante essa ‘ativação’, podem acontecer alguns efeitos adversos, mas são raros e completamente naturais, como: febre, dor no local da aplicação ou dores musculares.
Ainda que tenham algumas reações adversas, as vacinas são um grande marco da medicina moderna. Foram capazes até mesmo de erradicar algumas doenças. Saiba mais sobre a sua história e importância atual:
Leia também: Importância das vacinas
História da vacina
O termo vacina surgiu pela primeira vez ainda em 1789, devido a uma experiência do jovem médico Edward Jenner. Nessa época a varíola era uma das doenças mais temidas em todo o mundo, matando cerca de 400 mil pessoas a cada ano. Então, o médico começou alguns experimentos em relação à doença, e em uma de suas observações percebeu que pessoas que ordenhavam vacas não contraíram a doença, desde que tivessem adquirido a forma animal da doença.
Edward Jenner então extraiu uma amostra de uma ordenhadeira que contraiu a varíola bovina e inseriu em um menino saudável, James Phipps, de oito anos. O garoto contraiu a doença em sua forma mais branda e logo curou-se. O médico então aplicou a varíola humana e percebeu que James não contraiu a doença, o que significava que o garoto estava completamente imune à varíola.
Esse é o registro da primeira vacina do mundo, que em dois séculos acabaria com a doença de forma permanente. O caso de Phipps, e muitos outros, foram descritos no artigo do doutor Edward Jenner sobre vacinação, “Um inquérito sobre as causas e efeitos da vacina da varíola”.
O médico ficou mundialmente famoso quando doutores de outros países começaram a adotar o processo de vacinação e obtiveram resultados positivos com seus pacientes. Em sua homenagem foi criado o instituto Edward Jenner para pesquisa de vacinas, um centro de pesquisa sobre doenças infecciosas que faz parte da Universidade de Oxford.
Dr. Daniel fala mais sobre vacinas para gestantes
Doenças que foram erradicadas
Graças a primeira vacina do mundo, a varíola pode ser completamente erradicada, ainda nos anos 1980. Foram mais de três mil anos de doença, que matou 300 milhões de pessoas apenas no século 20. Isso foi resultado de um esforço da Organização Mundial da Saúde (OMS), que envolveu milhares de profissionais da saúde em todo o mundo, na administração de meio bilhão de doses da vacina.
Outras doenças, como poliomielite, rubéola, sarampo e difteria, ainda não foram completamente erradicadas como a varíola. Porém, graças ao calendário nacional de vacinação, os casos dessas doenças já chegaram a zerar no Brasil.
O último caso de poliomielite aconteceu em 1989. Antes disso, os casos podiam variar entre mil e três mil crianças atingidas em três décadas de contágio. A doença era muito comum e 1% dos casos causava paralisia infantil. A erradicação total, entretanto, depende de um processo contínuo de vacinação, o que não aconteceu. Por causa disso, algumas dessas doenças, que estavam controladas, já estão entrando em um alerta vermelho. E a possibilidade de novos surtos é real.
A mesma coisa aconteceu com o sarampo. Em 2016 o Brasil recebeu da OMS um certificado de erradicação local do sarampo, o último caso havia acontecido no ano anterior. Mas, com o afrouxamento das campanhas de vacinação, a doença voltou. Atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra 15 mil casos anuais de sarampo.
Você pode se interessar: como funcionam as vacinas
Vacina COVID-19
A pandemia do novo coronavírus trouxe muitos casos e preocupação em geral para a população mundial. E claro, a forma mais eficaz contra esse vírus tão contagioso são as vacinas. Grande parte dos imunizantes demoram anos para serem desenvolvidos. Porém, as vacinas contra o covid precisaram ser feitas em novos níveis de estudo e rapidez. Entretanto, cada vacina foi criada buscando comprovar sua eficácia e segurança com tecnologias inéditas. Esse fator pode, inclusive, modernizar outras vacinas que já estão em uso no mundo.
E além disso, aqui no Brasil, uma vacina só pode começar a ser aplicada na população com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Isso significa que as vacinas que já estão em circulação no país, são seguras e foram aprovadas pela Anvisa e em seus próprios laboratórios.
Tomar uma vacina é uma responsabilidade coletiva, afinal, quanto mais pessoas imunizadas, mais fácil será o controle de contágio.
Os check-ups médicos são essenciais para preservar sua saúde. Faça download agora mesmo do nosso infográfico e descubra os principais exames para cada fase da vida
Na nova sede da Incórpore Centro Médico você poderá se vacinar contra diversas doenças. Ainda estamos atendendo na clínica na Av. Cândido Hartmann, 510, Esquina com a R. Martin Afonso. Também temos a opção de consultar via teleatendimento. Aqui você encontra mais de 30 especialidades clínicas à sua disposição.
Agende sua consulta através do nosso site, telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.