fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Tudo o que você precisa saber sobre o sistema imunológico

O sistema imunológico combate invasores que podem desenvolver doenças, mantendo o organismo em equilíbrio. Conheça mais sobre o sistema e como ele funciona:

Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância da imunidade para evitar doenças. Mas você realmente conhece o sistema imunológico do seu corpo? Essa é uma forma natural de proteção do nosso organismo contra agentes invasores que podem causar doenças, garantindo uma defesa contra tumores e infecções. O sistema imunológico é extremamente complexo. Ele é composto por milhares de células de diferentes tipos e funções específicas que são responsáveis por toda a resposta de defesa do organismo e por manter o corpo em equilíbrio.

A imunidade do organismo ainda pode ser dividida em inata ou adquirida. A imunidade inata é mais ampla, são os mecanismos de defesa que os indivíduos apresentam desde o nascimento. Já a imunidade adquirida, são as respostas mais específicas, que a pessoa vai desenvolvendo ao longo de sua vida. Conheça um pouco mais sobre o sistema imunológico e como melhorar a sua imunidade.

Confira com a Dra. Cristiane cuidados e prevenção para gripes e resfriados

 

O que é sistema imunológico

O sistema imunológico é formado por uma série de células e moléculas, que são responsáveis por reconhecer um agente invasor e desencadear uma resposta rápida diante deste estímulo, destruindo ou deixando o invasor inativo dentro do organismo.

Existem muitas estruturas envolvidas nesta resposta do organismo. Entre elas estão as células livres, que secretam substâncias que agem na defesa, e os órgãos linfóides, que produzem e desenvolvem os linfócitos, um tipo de glóbulo branco presente no sangue responsável pelo reconhecimento e destruição de micro-organismos invasores. Alguns órgãos linfóides são: a medula óssea, o timo, as amígdalas e o baço.

Os glóbulos brancos, ou leucócitos, são células de extrema importância que participam do sistema imunológico. São responsáveis pelas principais linhas de defesa do organismo. São produzidos na medula óssea e migram para diferentes partes do corpo através dos vasos sanguíneos.

Outro agente importante nessa defesa natural do organismo são os anticorpos, glicoproteínas produzidas pelas células chamadas de plasmócitos. Os anticorpos não são responsáveis pela morte de um agente invasor, mas eles se ligam ao organismo que pode causar doenças e a partir daí, desencadeiam diferentes processos. Um deles é a neutralização, no qual os anticorpos impedem que o agente invasor possa infectar ou destruir células saudáveis.

E todo esse sistema de defesa ainda pode ativar uma memória imunológica, gerando uma proteção a longo prazo. Quando ficamos doentes, ou somos expostos a algum agente causador, desencadeamos respostas de defesa do sistema imunológico. Durante essa ação, temos a formação de células de memória, que podem sobreviver por anos. Quando somos expostos à uma mesma ameaça, a resposta do sistema imune é ainda mais rápida e forte – devido a ação destas células.

Criamos um material para você cuidar da saúde. Faça download gratuito do nosso Guia de Prevenção da COVID-19  agora mesmo:

Como cuidar da imunidade

Um sistema de defesa tão complexo e completo precisa de cuidados para funcionar sempre da maneira correta. Pessoas que adoecem com certa frequência, por exemplo, podem apresentar baixa imunidade, que deixa o organismo fragilizado e mais suscetível a agentes invasores.

Mantendo uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios físicos e a hidratação em dia, é possível preservar a sua imunidade. Além disso, é importante também manter o sono regulado, tomar um pouco de sol todos os dias e reduzir o consumo de alimentos industrializados, preferindo sempre as fontes naturais de vitaminas e naturais como frutas, verduras e legumes.

Existem muitos alimentos que podem fortalecer o seu sistema de defesa natural, como por exemplo:

  • Alho
  • Gengibre
  • Tomate
  • Frutas cítricas
  • Sementes de girassol

Com a pandemia do novo coronavírus, a imunidade se tornou a principal defesa contra o vírus, já que ainda não existem vacinas ou remédios com eficácia comprovada contra a doença. Adote hábitos de vida mais saudáveis e fortaleça sua imunidade para garantir uma defesa a mais contra este e outros vírus e bactérias.

Para manter a sua saúde sempre em dia é essencial ir regularmente ao médico e realizar exames de rotina. Você encontra mais de 30 especialidades aqui na Incórpore Centro Médico. Nós temos 27 anos de história com atendimento humanizado e total atenção para os aspectos de prevenção. Estamos atendendo presencialmente ou via teleatendimento.

Marque a sua consulta agora mesmo pelo telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.