fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Riscos e consequências do sedentarismo

O sedentarismo atinge milhares de pessoas e pode ser fator de risco para diversas outras doenças. Saiba quais são todas as consequências do sedentarismo para sua saúde:

Uma pessoa é considerada sedentária quando gasta menos de duas mil calorias por semana. Um indivíduo ativo deve gastar no mínimo 300 calorias em um dia. A principal causa do sedentarismo está relacionada à falta de atividades físicas e alimentação balanceada. Porém, alguns hábitos rotineiros também podem influenciar no quadro, como uso de escadas rolantes, usar o carro para percorrer distâncias pequenas, alto consumo de alimentos industrializados e processados e também as várias horas em frente ao computador, celular e televisão.

Com base em pesquisas, acredita-se que 44% da população brasileira seja sedentária. E devido a esta alta incidência, já é considerado um problema de saúde pública, que pode estar relacionado com 3 a cada 100 mortes que acontecem por ano no Brasil.

Infelizmente o sedentarismo não atinge apenas adultos. Existem muitos casos de crianças e adolescentes sedentários, devido às muitas horas que passam sentados em frente ao videogame, computador e celular. Esse quadro de sedentarismo ainda pode trazer muitas consequências para as crianças quando atingem a vida adulta, como risco de desenvolver pressão alta, obesidade e problemas respiratórios, além de enfrentar uma diminuição da quantidade de hormônios de crescimento.

Consequências do sedentarismo

O sedentarismo é fator de risco para diversas doenças, principalmente relacionadas ao coração. Em alguns casos mais graves pode até mesmo levar a uma morte súbita. O risco de infarto aumenta mais de 50% em pessoas sedentárias, assim como o risco de derrame.

Algumas doenças que podem surgir em pessoas sedentárias são:

  • Obesidade
  • Aumento do colesterol
  • Aumento da pressão arterial
  • Infarto
  • Acidente Vascular Cerebral
  • Problemas articulares
  • Diabetes tipo 2
  • Atrofia muscular
  • Distúrbios do sono

Tratamento do sedentarismo

O tratamento para o sedentarismo consiste na realização de exercícios físicos pelo menos três vezes na semana e, em alguns casos, na mudança da dieta do paciente.

Essa mudança de rotina deve acontecer de forma gradual e também precisa ser acompanhada de perto por um médico, que poderá investigar o quadro clínico, avaliar os exames do paciente e recomendar os melhores exercícios físicos a serem praticados e com qual frequência

Quando recomeçar a prática de exercícios físicos, também é essencial ter o acompanhamento de um educador físico. Esse profissional poderá orientar a execução dos exercícios, prevenindo possíveis lesões.

No caso da alteração da dieta, é fundamental passar pela avaliação de um nutricionista, que irá indicar os melhores alimentos para cada caso, as quantidades e os melhores horários para cada refeição. O profissional irá construir uma dieta baseada em vitaminas, proteínas e carboidratos, e poderá até mesmo indicar um possível complemento para a alimentação.

Dr. Afonso fala um pouco mais sobre a importância de consultar um nutricionista:

Como evitar o sedentarismo

Praticar atividades físicas regularmente e mudar pequenos hábitos no dia a dia são o caminho certo para evitar o sedentarismo. Muitos especialistas indicam que apenas meia hora de exercícios por dia já é o bastante para melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Também é importante prestar atenção na alimentação, mantendo uma dieta saudável, diminuindo o consumo de alimentos processados, além de evitar sal e açúcar em excesso.

Comece aos poucos, com uma caminhada de 30 minutos, trocando o elevador pelas escadas. Pessoas com menos de 30 anos, sem doenças cardíacas e sem fatores de risco (como obesidade, histórico familiar ou hipertensão), podem começar a prática de exercícios sem acompanhamento profissional. Acima dos 30 anos, ou com algum fator de risco, é necessário passar por uma avaliação médica.

Nós preparamos um material especial com cuidados com a sua saúde física e mental durante o período de isolamento social.  Faça o download gratuito agora mesmo:

 

É simples evitar o sedentarismo e cuidar da sua saúde. Adote hábitos de vida saudáveis, com alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos. Faça exames de rotina e consulte um médico regularmente. Você pode marcar uma consulta com o clínico geral, cardiologista, nutricionista e mais de trinta outros especialistas aqui na Incórpore Centro Médico, onde podemos cuidar da sua saúde de forma completa. Temos mais de 27 anos de história, com atendimento humanizado e total atenção para a prevenção de doenças. 

Entre em contato e agende agora mesmo uma consulta pelo telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051