fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Cuidados com o coração

O coração é um importante órgão do sistema cardiovascular, responsável por bombear sangue para todo o nosso organismo. Saiba como cuidar da saúde do seu coração

Um dos órgãos mais importantes do nosso organismo, o coração faz parte do sistema cardiovascular e atua bombeando o sangue, garantindo que todo o corpo funcione em harmonia. Por isso, é essencial cuidar da sua saúde, não apenas tratando doenças cardiovasculares já existentes, mas também com atenção na sua prevenção.

Doenças cardíacas são a principal causa de morte em diversos países, incluindo o Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 300 mil brasileiros sofrem com algum problema no coração. Porém, mais da metade desses casos poderiam ser evitados com a simples adoção de hábitos de vida saudáveis, como a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas, o abandono do cigarro e a prática de exercícios físicos regulares, afastando o estilo de vida sedentário.

O bom funcionamento do coração é essencial para garantir uma alta qualidade de vida e bem-estar. Saiba mais sobre as doenças cardiovasculares mais comuns e como cuidar da saúde do seu coração:

Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são patologias que podem atingir diretamente o coração do paciente ou mesmo os vasos sanguíneos. Essas doenças causam sérias complicações à saúde como um todo. Alguns desses problemas podem acontecer de forma hereditária, como a insuficiência cardíaca. Mas a grande maioria ainda ocorre de forma crônica, se desenvolvendo com o passar do tempo, como:

  • Infarto
  • AVC
  • Arritmia cardíaca
  • Parada cardiorrespiratória
  • Trombose venosa profunda e embolia pulmonar

Em geral, homens acima dos 50 anos sofrem mais com problemas cardiovasculares do que mulheres, mas ainda existem alguns fatores de risco para desenvolver doenças cardíacas, como colesterol alto, diabetes, obesidade e pressão alta. Maus hábitos também podem contribuir para o surgimento dessas patologias, como alto nível de estresse, tabagismo e sedentarismo. Nestes casos, é possível atuar de modo preventivo, adotando hábitos de vida mais saudáveis.

Dr. Victor Neto explica sobre causas de infarto em jovens, confira:

Saúde do coração

Não é difícil cuidar da saúde do seu coração. Mudando um pouco a sua rotina você pode garantir mais saúde e bem-estar para todo o seu organismo. A primeira dica é fazer exercícios regularmente. Atividades físicas não são apenas para quem quer entrar em forma, maas para todos que pretendem cuidar da saúde, aumentando a produção de endorfinas, diminuindo a tensão muscular. Além de baixar níveis do hormônio relacionado ao estresse.

A alimentação também é um fator importante para sua qualidade de vida. Incluindo frutas, verduras e carnes magras à sua dieta, você pode evitar doenças cardiovasculares e ainda diminuir os níveis de glicose e colesterol. Não esqueça de diminuir o consumo de açúcar, sal e gordura que, em excesso, são prejudiciais à saúde do coração.

É importante também ter uma rotina de sono. A falta de uma boa noite de sono pode levar a uma variação da sua pressão arterial e, como consequência, predisposição para doenças cardíacas. Outro fator de risco é o estresse, que libera hormônios que influenciam diretamente os índices de colesterol e hipertensão, que agravam problemas do coração.

Além desses cuidados, é essencial consultar regularmente seu médico e realizar exames de rotina para monitorar sua saúde.

Nós preparamos um material especial com cuidados com a sua saúde física e mental durante o período de isolamento social.  Faça o download gratuito agora mesmo:

Nutrientes que fazem bem para o coração

Existem três nutrientes que podem fazer toda a diferença no cuidado com a saúde do coração. O primeiro deles é o fitoesteróis, que ajudam na queda do colesterol e são componentes de gordura natural de todas as plantas, mas encontradas em baixas quantidades. Existem alguns alimentos fortificados com fitoesteróis que podem ser consumidos, ou mesmo suplementos.

O ômega 3 também é muito importante para o coração. Ajudando a regular a pressão arterial e a frequência cardíaca, além de prevenir infarto. São encontrados em peixes e frutos do mar e também podem ser consumidos em complementos alimentares.

O último super nutriente que faz muito bem para o coração é o licopeno. Além de prevenir doenças cardiovasculares, o licopeno também ajuda contra síndromes metabólicas, obesidade e diabetes. É encontrado em alimentos com tons vermelhos, como o tomate, melancia, goiaba e mamão.

 

O sedentarismo, tabagismo, estresse e alimentos gordurosos são os principais inimigos do coração. Preste atenção na sua saúde, procure manter uma dieta balanceada com diversos nutrientes, carnes brancas e mantenha uma rotina de exercícios para cuidar da sua saúde. Não esqueça também de se consultar regularmente com o médico Cardiologista. Você encontra especialistas para tratar da sua saúde de forma completa aqui na Incórpore Centro Médico. Temos mais de 27 anos de história, com atendimento humanizado e total atenção para a prevenção de doenças.

 

Se precisar marcar uma consulta, entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.